Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Conflito na Ucrânia já deixou 368 mil refugiados, diz ONU

Invasão russa chegou ao quarto dia neste domingo; milhares de pessoas fugiram do país pelas fronteiras com a Polônia, Hungria, Romênia e Moldávia

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 fev 2022, 15h00 - Publicado em 27 fev 2022, 11h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Milhares de pessoas foram forçadas a deixar as suas casas com a escalada do conflito na Ucrânia. Desde o início da invasão pela Rússia na última quinta, ao menos 368.000 pessoas fugiram do país e cruzaram a fronteira rumo a Polônia, Hungria, Romênia e Moldávia, segundo cálculo do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

    De acordo com o comissário Filippo Grandi, governos e cidadãos dos países vizinho estão acolhendo os refugiados. “Se faz urgente partilhar, de maneira concreta, esta responsabilidade”, disse Grandi.

    A capital ucraniana Kiev ainda não caiu para os russos, que, contudo, chegaram na madrugada deste domingo à segunda maior cidade do país, Kharkiv. Imagens que circulam na internet desde o início do domingo mostram os invasores a pé e em veículos blindados cruzando as ruas desertas da cidade que fica próxima à fronteira com a Rússia e a 480 quilômetros da capital. Também neste domingo emergiram nas redes vídeos de um gasoduto em chamas em uma região a 50 quilômetros da capital.

    Os russos divulgaram que têm o domínio de ao menos três cidades. O governador ucraniano Oleh Synehubov pediu na manhã deste domingo para que as pessoas em Kharkiv não deixassem seus abrigos, dado que o inimigo e as forças de defesa travavam um intenso confronto no centro da cidade.

    Também neste domingo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se dispôs a negociar um cessar-fogo, mas rejeitou a proposta russa de um encontro em Belarus, além de ter acusado seus inimigos de atacarem alvos civis no país. Zelensky falou em genocídio e fez um apelo ao tribunal de Haia para responsabilizar Vladimir Putin por crimes de guerra.  

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.