Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Comboio liderado pelo navio ‘Aquarius’ enfrentará mau tempo

A embarcação acolheu 629 imigrantes; dividiu os refugiados com outros dois barcos e juntos devem chegar à Espanha na noite de sábado

Por Da Redação
Atualizado em 13 jun 2018, 18h57 - Publicado em 13 jun 2018, 17h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As tripulações do navio Aquarius e de duas embarcações italianas, que transportam um total 629 refugiados, se preparam para uma travessia com previsão de chuvas e ondas de até quatro metros rumo à Espanha, explicou um voluntário a bordo da embarcação nesta quarta-feira (13).

    O comboio navio iniciou sua viagem para o porto de Valência, no leste da Espanha, às 21h locais (17h em Brasília) desta terça-feira. No momento, ele se encontra ao sul do litoral da Sicília, na Itália, e navega com uma velocidade de 25 nós. Sua chegada estava prevista para as 21h de sábado, mas as condições meteorológicas devem atrasar o desembarque.

    O Aquarius foi fretado pelas organizações SOS Méditerranée e Médicos sem Fronteiras para acolher os refugiados resgatados do mar pela Marinha italiana, na costa de Malta. Itália e Malta decidiram fechar os portos ao navio. Os passageiros ficaram à deriva desde sábado até ontem. Quando a Espanha consentiu em acolhê-los, os 629 refugiados foram divididos: o Aquarius ficou com 106 passageiros, e os outros 523 foram para dois barcos do governo italiano.

    A bordo do Aquarius, Alessandro Porro, membro da SOS Méditerranée, explicou que depois de vários dias de aglomeração no navio, os voluntários podem agora se dedicar a assistir com maior atenção os imigrantes.

    “As condições dos imigrantes são boas, depois da redução do número. Podemos oferecer mais cuidados e começar a distribuir sapatos, mudas de roupas, e eles também puderam tomar banho”, relatou Porro.

    Continua após a publicidade

    O Aquarius tem neste momento 51 mulheres, 45 homens e 10 crianças. Os outros imigrantes estão distribuídos na embarcação Orione, da marinha italiana, e no navio-patrulha Dattilo, da guarda costeira italiana.

    Segundo o voluntário italiano, a tripulação está se concentrando nas condições meteorológicas, “que não são boas”. Por isso, além da assistência aos imigrantes, está realizando “os procedimentos de segurança” do navio diante dessas perspectivas.

    Onde está o Aquarius agora?

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.