Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

China teve 127 recordes de calor extremo em 2023, mostra análise

País enfrentou temperatura média mais alta desde 1961

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 16h40 - Publicado em 2 jan 2024, 15h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A China quebrou recordes históricos de altas temperaturas em 127 estações meteorológicas durante o ano de 2023 devido às ondas de calor extremo que varreram o país de norte a sul, de acordo com as informações divulgadas pela TV estatal CCTV nesta terça-feira, 2.

    Em 2023, a média nacional atingiu a marca de 10,7 graus Celsius, a mais alta desde 1961. O número é 0,8 grau Celsius acima da leitura padrão de 9,9 graus Celsius, um sinal dos novos tempos, que contam com o protagonismo das mudanças climáticas nos quatro cantos do globo.

    Os chineses enfrentaram um período de calor recorde e condições climáticas extremas, alguns indicadores de uma estação meteorológica na região noroeste de Xinjiang apontaram em 16 de julho para uma máxima de 52,2 graus Celsius, algo nunca antes registrado.

    A maior parte do território estava entre 0,5 e 1 grau Celsius mais quente. Cerca de 13 províncias, cidades ou regiões viveram um ano atípico, com o termômetro mais quente que o usual. Em Pequim, capital do país, um recorde de 23 anos foi derrubado em julho, depois de 27 dias consecutivos de temperaturas acima de 35 graus Celsius.

    + Em meio a ameaças, China pede que Taiwan promova ‘reunificação pacífica’

    Continua após a publicidade

    O fenômeno do calor acentuado trouxe ainda chuvas torrenciais e vários tufões para diversas localidade, que ficaram inundadas. Ao todo, 55 estações meteorológicas nacionais registaram precipitação diária superior ao extremo histórico, segundo a CCTV.

    Não foi só a China que sofreu com as altas temperaturas. A temperatura média global atingiu 17,01 graus Celsius, superando o recorde de agosto de 2016 de 16,92 Celsius. O continente europeu como um todo, o norte da África e partes do sul dos Estados Unidos e do sudoeste asiático também foram duramente afetadas.

    O dia 3 de julho ficou marcado como o dia mais quente já registrado globalmente, apontaram os Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos EUA.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.