O governo chinês flexibilizou nesta quinta-feira, 24, a restrição da entrada para estrangeiros que tenham permissão de residência no país. A quarentena obrigatória de 14 dias ainda continua em vigor.
Sob a nova norma, os estrangeiros com permissão de residência ainda válida e “relacionados com uma atividade profissional” podem retornar à China sem a necessidade de solicitar novos vistos, informou o ministério das Relações Exteriores. A medida também se aplica às pessoas que se beneficiam da reunificação familiar.
No fim de março, a China havia fechado as fronteiras aos estrangeiros por temer uma segunda onda importada de Covid-19, uma vez que a doença já estava relativamente controlada em seu território.
Com raras exceções, os estrangeiros que moravam na China mas que estavam fora do país no momento não foram autorizados a retornar ao território chinês.
Em agosto, o governo permitiu o retorno de cidadãos de 36 países europeus com permissões de residência válidas. Estas pessoas, no entanto, precisaram obter um novo visto, expedido gratuitamente.