O ministro da Defesa da China, Wei Fenghe, disse neste domingo, 12, no fórum de segurança Shangri-La Dialogue, em Singapura, que o país vai “lutar qualquer que seja o custo e lutar até o fim” para impedir que Taiwan declare independência. “Essa é a única escolha para a China”, afirmou.
“Aqueles que buscarem a independência de Taiwan na tentativa de dividir a China definitivamente não terminarão bem”, disse Wei Fenghe. “Ninguém jamais deve subestimar a determinação e a habilidade das forças armadas da China de assegurar sua integridade territorial.”
Wei Fenghe ainda acusou os Estados Unidos de tentar “sequestrar” o apoio de outras nações na região do Indo-Pacífico
sob o pretexto de multilateralismo e afirmou que a relação EUA-China só vai melhorar se o país americano parar de interferir em “assuntos internos” da China.
O discurso de Wei Fenghe se deu um dia após o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, dizer que a China engajou em atividades militares “provocativas e desestabilizadoras” perto de Taiwan e algumas semanas depois que o presidente americano Joe Biden afirmar que os EUA iriam responder “militarmente” se a China atacasse a ilha.