Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Chefe militar do Sudão promete devolver poder a civis em até dois anos

Na quinta-feira, militares derrubaram o ditador Omar Bashir, que estava há 30 anos no poder; líderes civis querem novo governo imediatamente

Por Da Redação
Atualizado em 13 abr 2019, 15h17 - Publicado em 13 abr 2019, 15h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O tenente-general Abdel Fattah al-Burhan Abdelrahman, novo chefe militar do Sudão, prometeu neste sábado, 13, que um governo civil voltará a ser formado no país após consultas a oposição em um período de transição que terá a duração de, no máximo, dois anos.

    “Iniciaremos um diálogo com os partidos políticos para estudar como administrar o Sudão. Haverá um governo civil e não vamos intervir na composição”, disse. “Não é um golpe de estado militar, e sim uma tomada de decisão a favor do povo”, completou.

    Na quinta-feira, o ditador do país, Omar Bashir, foi deposto pelos militares após 30 anos no poder. Em um pronunciamento pela televisão, Abdel Fattah cancelou o toque de recolher noturno que vigorava no Sudão e anunciou a libertação de presos detidos por decretos autoritários do agora ex-ditador.

    Diferentemente do que estão propondo os militares, os grupos civis que comandaram protestos contra o regime derrubado não aceitam o período de transição e defendem a formação imediata de um governo civil no país. Nos últimos meses, o regime de Bashir entrou em colapso após a disparada da inflação e da repressão de opositores.

    A Junta Militar que governa o Sudão confirma que o ex-ditador está preso, mas disse que ele não será extraditado do país, como quer o Tribunal Penal Internacional (TPI). A Corte determinou a captura de Omar Bashir, considerado culpado de um genocídio na região de Darfur.

    (Com Reuters e AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.