Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Chefe de capangas de Pablo Escobar é preso na Colômbia

Jhon Jairo Velásquez Vásquez, conhecido como ‘Popeye’, se dizia arrependido e reintegrado à sociedade depois de passar 23 anos na prisão

Por Da Redação
Atualizado em 25 Maio 2018, 16h52 - Publicado em 25 Maio 2018, 15h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A apenas dois dias das eleições presidenciais Colômbia, as autoridades policiais de Medellín prenderam nesta sexta-feira 25 o assassino profissional e chefe dos capangas do narcotraficante Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez Vásquez, conhecido como “Popeye“.

    O prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, confirmou a notícia por meio de sua conta do Twitter e parabenizou tanto a divisão da promotoria dedicada à luta contra o crime organizado como as polícias nacional e municipal.

    Apesar de ainda não terem sido revelados detalhes sobre o caso, o jornal El Tiempo informou que Popeye foi detido quando compareceu às instalações da sede da Promotoria, no complexo da Alpujarra de Medellín. Ao jornal colombiano, fontes da polícia disseram que o capanga de Escobar responde por diversas denúncias de extorsão.

    Continua após a publicidade

    Em 22 de maio, o senador Iván Cepeda, do partido esquerdista Polo Democrático Alternativo (PDA), denunciou Popeye perante a Promotoria por constantes ameaças a seguidores do candidato presidencial Gustavo Petro.

    Popeye esteve preso por mais de 23 anos devido a centenas de mortes e sequestros a políticos que perpetrou durante suas atuações no Cartel de Medellin. Após a saída da prisão, ele manifestou em diversas entrevistas que havia se reintegrado à sociedade.

    Nos últimos anos, transformou-se em um fenômeno no YouTube com o canal “Popeye arrependido”, em que ele fala sobre seu ex-patrão Pablo Escobar e critica o atual candidato de esquerda no pleito presidencial do próximo domingo, 27. Ele também se tornou popular por deixar-se entrevistar por veículos de imprensa de todo o mundo – uma oportunidade para insistir na sua mudança de atitude e para contar a sua história ao lado de Escobar.

    No meio de uma gravação com um grupo de jornalistas, no ano passado, o ex-chefe dos matadores profissionais de Escobar chegou a sair do veículo no qual viajava para ameaçar uma mulher que o tinha chamado de “assassino”.

    Em 9 de dezembro, a Promotoria da Colômbia pediu a revogação da liberdade condicional de Popeye porque estava presente a uma festa na qual Juan Carlos Mesa, um dos narcotraficantes mais procurados do país, foi preso.

    Continua após a publicidade

    (Com EFE)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.