Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Chanceler da França diz ser ‘inquietante’ a eleição de Bolsonaro

Para Jean-Yves Le Drian, futuro governo brasileiro é de 'extrema direita' e 'flerta com valores´ combatidos por Paris na Europa

Por Da Redação
31 out 2018, 15h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, declarou nesta quarta-feira (31) ser “inquietante” a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência do Brasil. Mas alegou que, muito além das declarações do candidato do PSL na campanha eleitoral, será preciso esperar para ver o que acontecerá na prática.

    “Constataremos, a partir dos fatos, as posições do novo presidente”, afirmou Le Drian, em entrevista à emissora RTL. “(O novo governo será) uma extrema direita que flerta com valores que sempre combatemos na Europa. É inquietante”, agregou.

    Le Drian avaliou a vitória de Bolsonaro como o efeito de uma sucessão de crises ocorridas no país –  corrupção, violência urbana e impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff – e do processo que levou à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Deixou claro que  “os interesses da França são enormes” no Brasil, mas que a possibilidade de seu país  “eventualmente colaborar” com o governo de Bolsonaro dependerá de compromissos a serem verificados com base em fatos.

    Continua após a publicidade

    Em uma primeira declaração após a vitória de Bolsonaro, no domingo, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que espera a preservação da parceria estratégica, baseada em “valores comuns de respeito e de promoção dos princípios democráticos”, entre os dois países.

    Macron insistiu que a França pretende continuar cooperando a partir do “respeito aos valores” para enfrentar “os grandes desafios contemporâneos do nosso planeta, tanto no campo da paz e da segurança internacional como no da diplomacia ambiental e dos compromissos do Acordo de Paris sobre o clima”.

    Nesta quarta-feira, Le Drian a mudança aparente de curso de Bolsonaro em relação a questões como a retirada do Brasil do Acordo de Paris sobre mudança climática e a adoção de uma nova Constituição. A postura do governante eleito, observou ele, agora é diferente.

    (Com EFE)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.