Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cessar-fogo só beneficiaria a Rússia, diz Zelensky

Presidente da Ucrânia faz turnê pelos países Bálticos para angariar apoio; ataque russo contra hotel deixou dois ucranianos mortos

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 16h28 - Publicado em 11 jan 2024, 08h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ukraine's President Volodymyr Zelensky (R) is greeted by Estonia's President Alar Karis after his arrival in Tallinn, Estonia on January 11, 2024. Ukraine's President Volodymyr Zelensky was in Estonia on January 11, 2024 on the second leg of a Baltic tour aimed at boosting flagging support in his country's fight against Russia. (Photo by RAIGO PAJULA / AFP)
    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (dir.), é recebido pelo presidente da Estônia, Alar Karis, após sua chegada a Tallinn, na Estônia. 11/01/2024 - (Raigo Pajula/AFP)

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quinta-feira, 11, que um cessar-fogo na guerra contra a Rússia não levaria ao diálogo político para negociações de paz, e só beneficiaria os russos.

    Segundo Zelensky, uma pausa nos combates permitiria que Moscou aumentasse o seu estoque de munições. Ele afirmou que o Kremlin estava negociando a compra de mísseis do Irã e que as forças russas receberam mais de um milhão de cartuchos de munição da Coreia do Norte.

    + Casa Branca diz que Rússia usou mísseis norte-coreanos contra Ucrânia

    Amigos do Báltico

    Os comentários do presidente ucraniano foram feitos durante uma visita à Estônia, durante uma turnê mais ampla à região do Báltico.

    Na quarta-feira, Zelensky encontrou-se com o seu homólogo lituano, Gitanas Nausėda, em Vilnius para uma reunião bilateral. A dupla participou depois de uma coletiva de imprensa de imprensa, na qual o líder de Kiev alertou que a hesitação do Ocidente em ajudar a Ucrânia ajudaria o presidente russo, Vladimir Putin. Ele acrescentou que “a Rússia pode ser parada”.

    Continua após a publicidade

    + Em pleno inverno, mais de mil cidades ucranianas ficam sem eletricidade

    Zelensky também expressou desejo de ver mais ações para que a Ucrânia se torne membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na cúpula da aliança militar deste ano, acrescentando que 2024 seria decisivo para a Ucrânia e os seus aliados.

    Após a reunião, o governo lituano anunciou um novo pacote de 200 milhões de euros (mais de R$ 1 trilhão) de assistência militar a longo prazo à Ucrânia.

    A guerra hoje

    Dois mísseis russos atingiram um hotel na noite de quarta-feira 10, no centro da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv. O ataque deixou 13 pessoas feridas, incluindo jornalistas estrangeiros da Turquia e Geórgia, segundo autoridades locais. Oleh Synehubov, governador regional, disse que uma pessoa ficou gravemente ferida.

    Continua após a publicidade

    + Rússia lança ataque aéreo em grande escala contra Ucrânia e deixa 4 mortos

    “Nove dos feridos foram levados para instalações médicas”, escreveu Synehubov em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram. “Um deles, um homem de 35 anos, está em estado grave”, acrescentou, descrevendo o ataque com mísseis S-300.

    O prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov, declarou que 30 civis estavam presentes quando os dois mísseis atingiram o hotel, e não havia militares lá, segundo a agência de notícias AFP. Vários outros edifícios, incluindo dois prédios residenciais, também foram danificados no último ataque.

    Do outro lado da fronteira, o Ministério da Defesa russo disse ter abatido quatro drones ucranianos nas regiões de Tula, Kaluga e Rostov. O governador da região de Voronezh, Aleksandr Gusev, também informou que um drone ucraniano atingiu “o telhado de um edifício não residencial” durante a noite, embora tenha dito que “nenhum dano foi causado”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.