Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

CCXP 2020 se adapta ao cenário virtual para driblar a pandemia

A versão online da feira terá cerca de 150 horas de conteúdo grátis; entre os convidados estão Neil Gaiman e Art Spiegelman

Por Felipe Branco Cruz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Amanda Capuano 4 dez 2020, 10h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com a presença (virtual) de nomes como os irmãos Anthony e Joe Russo (diretores de filmes da saga Vingadores), os atores Vince Vaughn e Andy Garcia, o quadrinista Art Spiegelman (da série Maus) e o escritor Neil Gaiman, começa nesta sexta-feira, 4, e vai até domingo, 6, mais uma edição da CCXP Worlds. Por causa da pandemia, a tradicional feira de cultura pop, sediada em São Paulo, se adaptou ao mundo on-line e vai oferecer, ao todo, 150 horas de conteúdo gratuito. Os participantes deste ano na área de filmes e séries não são tão palpitantes quanto de edições anteriores, quando pisaram em solo brasileiros estrelas como Gal Gadot, Henry Cavill, Tom Holland, entre outros astros hollywoodianos que causaram histeria ao subir no palco do evento. Em compensação, os organizadores pesaram a mão em grandes nomes dos quadrinhos. Para tentar entregar todo esse conteúdo de maneira agradável e, na medida do possível, mais próximo de uma experiência física, a CCXP ainda vai usar uma tecnologia que permitirá ao público navegar pela feira em um mapa 3D, como se fosse um videogame, criado com a tecnologia Unreal, a mesma do jogo Fortnite. O acesso à plataforma é feito pelo site.

    Embora o acesso ao conteúdo seja gratuito, a CCXP Worlds também está vendendo ingressos que darão alguns benefícios extras ao público, como ganhar uma credencial impressa e outros mimos. No ano passado, o evento atraiu mais de 280.000 pessoas. Até agora, em torno de 120.000 ingressos virtuais foram vendidos em 42 países diferentes. Os preços são mais baratos do que o evento físico, que chegou a ter entradas de até 8.000 reais — desta vez, a mais cara custa 450 reais. Mesmo com a venda desses ingressos e também com o patrocínio de 60 marcas, o diretor de marketing da CCXP, Roberto Fabri contou, sem revelar valores, que 2020 foi um ano de prejuízo para a feira.

    Screen Shot 2020-11-20 at 22.52.45
    Cenário virtual da CCXP Worlds (//Divulgação)

    Fabri conta ainda que a ideia de fazer a CCXP desta forma surgiu há 60 dias e não deu tempo de recriar uma experiência tão imersiva quanto a de um videogame, mas o público poderá sentir a vibração de estar na plateia, inclusive ouvindo o áudio do público batendo palmas, gravado na feira do ano passado. Funciona assim: no mapa, os visitantes virtuais poderão escolher em quais auditórios entrar. Lá dentro, vão ficar imersos em um cenário 3D onde poderão ver o apresentador e o convidado lado a lado, como se estivessem no mesmo ambiente. “Criamos uma plataforma para expandir a realidade. Mais do que usar o digital como um limitar da experiência do público, vamos aproveitar suas vantagens para oferecer novas possibilidades”, diz.

    No Brasil, as imagens dos mediadores serão captadas em um estúdio montado em São Paulo, que já está sendo chamado de Projac Geek. Neste mesmo local também acontecerá o concurso de cosplay. Os participantes vão desfilar em um fundo verde, que será substituído por cenários que tenham a ver com o seu figurino. Por exemplo, Gothan City vai ilustrar o participante que se vestir de Batman.

    Continua após a publicidade
    Cópia de HighresScreenshot00001
    Cenário virtual da CCXP Worlds (//Divulgação)

    Confira o que ficar de olho no evento:

    Sexta-Feira

    Neil Gaiman
    Onde: Thunder Arena, das 15h05 às 15h55
    O badalado criador de Sandman, American Gods e Good Omens é o homenageado do ano na CCXP. O artista é a primeira grande atração do evento e animará a Thunder Arena nesta nesta sexta-feira, 4.

    Medida Provisória: O Futuro distópico de Lázaro Ramos
    Onde: Thunder Arena, das 18h40 às 19h20
    Manoel Soares conduz uma conversa com Lázaro Ramos, Taís Araújo e Seu Jorge em um bate-papo sobre o primeiro longa metragem dirigido por Ramos, a distopia Medida Provisória.

    The Walking Dead: World Beyond
    Onde: Thunder Arena, das 20h30 à 21h10
    Elenco da nova série derivada de The Walking Dead se reúne para uma conversa sobre a aguardada produção.

    Continua após a publicidade

    Sábado

    Iron Studios 2021 e Além
    Onde: Thunder Arena, das 18h25 às 19h
    Novidades sobre as franquias Marvel e Star Wars

    Um Novo Capítulo com os Irmãos Russo
    Onde: Thunder Arena, das 19h30 às 20h20
    Anthony e Joe Russo discutem futuros projetos como o aguardado The Gray Man, com Ryan Goslin e Chris Evans e Cherry, protagonizado por Tom Holland.

    Altas Horas: Nurses x Sob Pressão
    Onde: Thunder Arenas, das 20h20 às 21h
    Serginho Groisman recebe Marjorie Estiano para uma conversa sobre as séries médicas que fazem sucesso entre o público.

    Domingo

    Verdades Secretas 2
    Onde: Thunder Arena, das 13h15 às 13h50
    Camila Queiroz, Rômulo Estrela e Amora Mautner se reúnem para falar sobre o que esperar da sequência do sucesso global que estreia em 2021.

    Continua após a publicidade

    Mega Painel Warner
    Onde: Thunder Arena, das 15h às 21h
    O domingo será quase todo ocupado pela Warner que trará em seu painel novidades sobre o aguardado Mulher-Maravilha: 1984, além das séries Euphoria e The Dark Material.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.