Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Candidato opositor é o virtual vencedor das eleições no Panamá

O ex-ministro Laurentino Cortizo superou Rômulo Roux, que também é opositor do atual governo

Por EFE Atualizado em 6 Maio 2019, 03h10 - Publicado em 6 Maio 2019, 03h10

O ex-ministro Laurentino Cortizo, do opositor e social-democrata Partido Revolucionário Democrático (PRD), foi declarado, neste domingo 5, o virtual vencedor das eleições presidenciais do Panamá com 33% dos votos, apuradas mais de 92% das mesas, anunciou o Tribunal Eleitoral do país.

Cortizo venceu em uma acirrada eleição Rômulo Roux, que obteve 31% dos votos e é o candidato do outro grande partido opositor, o liberal Mudança Democrática (CD, Cambio Democratico em espanhol), que denunciou supostas “irregularidades” e disse que esperará revisar as “atas físicas” das votações.

Perto da meia-noite de domingo hora local, o presidente do Tribunal Eleitoral, o juiz Heriberto Araúz, telefonou para Cortizo para anunciar que ele era o “virtual vencedor para o cargo de presidente da República para o quinquênio 2019-2024”, de acordo com os dados do sistema de transmissão extraoficial de resultados (TER).

“O anúncio da proclamação oficial vai ser feito nos próximos dias pela Junta Nacional de Apuração, a qual depois fará um ato formal de proclamação que será realizado na quinta-feira no Centro de Convenções Atlapa”, na capital panamenha, acrescentou Araúz.

A apuração mostra em terceiro lugar o candidato livre Ricardo Lombana com pouco mais de 19% dos votos, o que representa crescimento histórico para os movimentos independentes, enquanto na quarta posição aparece o candidato governista José Blandón, com mais de 10% dos votos.

Mais de 2,7 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o presidente e vice-presidente, deputados da Assembleia Nacional e do Parlamento Centro-Americano (Parlacen), prefeitos, representantes de corregedoria e vereadores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.