Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Candidato de oposição na Turquia alerta para regime perigoso

Erdoğan prometeu eliminar a figura do primeiro-ministro e concentrar o poder no Complexo Presidencial

Por Da Redação
Atualizado em 25 jun 2018, 11h19 - Publicado em 25 jun 2018, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O principal ex-candidato de oposição à Presidência da Turquia, Muharrem Ince, admitiu a derrota hoje, em uma eleição que descreveu como “injusta”. Ele também alertou que o país está entrando em um regime perigoso de governo de um homem só.

    Ince, candidato do Partido Republicano do Povo (CHP), falou durante coletiva de imprensa em Ancara um dia depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, obteve 52,5% dos votos na eleição presidencial. Ince recebeu 31% dos votos.

    O candidato de oposição disse aceitar o resultado das eleições, observando que não havia diferença significativa entre os números oficiais e os coletados por seu próprio partido.

    Entretanto, o CHP e grupos de direitos humanos internacionais têm reclamado do que veem como condições de campanha desiguais na Turquia.

    As eleições presidenciais e legislativas de ontem foram, provavelmente, as mais importantes para o país neste século. Decidiram não apenas o mapa político para os próximos cinco anos, como também uma mudança substancial na forma de governo.

    Continua após a publicidade

    Erdoğan prometeu eliminar a figura do primeiro-ministro e concentrar o poder no Complexo Presidencial. As eleições, que originalmente estavam previstas para novembro de 2019, foram antecipadas por uma decisão surpreendente de Erdoğan, em abril passado.

    Além da Presidência, eleições históricas também garantiram uma maioria parlamentar ao partido de raízes islâmicas de Erdogan e a aliados nacionalistas. O AK ficou com 42,5% dos votos e seus aliados nacionalistas do MHP com outros 11%, superando as expectativas.

    O comparecimento foi alto, de quase 87%. A Alta Comissão Eleitoral (YSK) declarou as eleições “saudáveis”.

    Continua após a publicidade

    Reação russa

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou nesta segunda-feira (25) uma mensagem de parabéns para Edorğan pela sua reeleição, na qual ressaltou o bom andamento das relações entre Moscou e Ancara, segundo informou o Kremlin.

    Putin destacou que os resultados das eleições deste domingo “são uma mostra do grande prestígio de Erdoğan e do amplo apoio às suas políticas para resolver as tarefas socioeconômicas que a Turquia enfrenta e fortalecer as posições do país na arena internacional”, segundo comunicado oficial.

    Em sua mensagem, Putin destacou as boas relações russo-turcas, que em algumas áreas ––ressaltou–– “se aproximam de um nível estratégico”.

    Continua após a publicidade

    Reafirmou a disposição da Rússia em continuar o diálogo com a Turquia e a trabalhar de maneira conjunta e estreita nos âmbitos bilateral, regional e internacional. “Tudo isto serve sem dúvida aos interesses dos povos da Rússia e da Turquia, e ajuda a garantir a paz, a estabilidade e a segurança no continente eurasiático”, acrescentou Putin.

    (Com Reuters e EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.