Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Funeral da rainha Elizabeth II reúne líderes mundiais em Londres

Depois da cerimônia na Abadia de Westminster, cortejo da monarca seguiu para Windsor

Por Amanda Péchy
Atualizado em 19 set 2022, 10h15 - Publicado em 19 set 2022, 07h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • LONDON, ENGLAND - SEPTEMBER 19: The coffin of Queen Elizabeth II with the Imperial State Crown resting on top is carried by the Bearer Party into Westminster Abbey during the State Funeral of Queen Elizabeth II on September 19, 2022 in London, England. Elizabeth Alexandra Mary Windsor was born in Bruton Street, Mayfair, London on 21 April 1926. She married Prince Philip in 1947 and ascended the throne of the United Kingdom and Commonwealth on 6 February 1952 after the death of her Father, King George VI. Queen Elizabeth II died at Balmoral Castle in Scotland on September 8, 2022, and is succeeded by her eldest son, King Charles III. (Photo by Gareth Cattermole/Getty Images)
     (Gareth Cattermole/Getty Images)

    O cortejo da rainha Elizabeth II segue pelas ruas de Londres, nesta segunda-feira, 19, rumo ao Castelo de Windsor. Mais cedo, o funeral da monarca na Abadia de Westminster reuniu líderes mundiais, como o americano Joe Biden, o francês Emmanuel Macron e o brasileiro Jair Bolsonaro, além da britânica Liz Truss.

    A coroa de flores em cima do caixão da rainha inclui alecrim para representar memória; murta, o antigo símbolo de um casamento feliz – cortada de uma planta que cresceu de um raminho de murta no buquê de casamento da rainha em 1947; e carvalho inglês, que simboliza a força do amor.

    A pedido do rei, a grinalda é feita de forma sustentável, num ninho de musgo inglês e ramos de carvalho, e sem o uso de espuma floral.

    O serviço em Westminster foi liderado pelo reitor da Abadia, Dr. David Hoyle. O sermão foi proferido pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby.

    O rei Charles III, acompanhado por membros da família real, seguiu o caixão em sua jornada de Westminster Hall para a Abadia. Os outros filhos da rainha – a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward – também o acompanharam. Camilla, a rainha consorte, Sophie, condessa de Wessex, e Sarah, duquesa de York, também estiveram na Abadia.

    Continua após a publicidade

    O caixão foi carregado em carruagem funerária de Westminster Hall para a Abadia, rebocado por 142 marinheiros da Marinha Real. A tradição remonta ao funeral da rainha Vitória, em 1901.

    Enquanto isso, os líderes de estado acompanharam o serviço fúnebre.

    Emmanuel Macron, o presidente francês, chegou acompanhado de sua esposa, Brigitte. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e sua esposa, Jill, também estavam Abadia de Westminster. A primeira-ministra, Liz Truss, e seu marido, Hugh O’Leary, eram outros presentes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.