Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Boca de urna aponta empate nas eleições da Alemanha

Os dois atuais candidatos à sucessor de Merkel são Armin Laschet, do mesmo partido da chanceler, e o social-democrata Olaf Scholz

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 set 2021, 14h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os resultados da primeira pesquisa de boca de urna das eleições da Alemanha apontam para um empate entre os dois maiores partidos: o Social-Democrata (SPD) e a União Democrata-Cristã (CDU), ambos com 25% dos votos.  O país foi às urnas neste domingo, 26, para eleger o substituto de Angela Merkel.

    Os Verdes se confirmam como a terceira força, com 15% dos votos, seguido pelo Partido Liberal Democrático (FDP) e pelos extremistas de direita do Alternativa para a Alemanha (AfD), ambos com 11%.

    A boca de urna foi divulgada pela TV pública ARD. Uma outra pesquisa, feita pela emissora ZDF, também aponta um empate técnico na disputa, com o SPD com 26% dos votos e a CDU com 24%.

    Na Alemanha, os eleitores não votam diretamente nos candidatos à chefia de governo, mas em seus partidos. Mas para efeitos de campanha, as legendas já indicam de antemão quem são seus pretendentes a liderar um eventual governo. De acordo com os resultados preliminares, os dois atuais candidatos à sucessor de Merkel são Armin Laschet, da CDU, o mesmo partido da chanceler, e Olaf Scholz, do SPD.

    Continua após a publicidade

    Laschet é governador da Renânia do Norte-Vestfália e, apesar do apoio da atual governante, foi prejudicado pela sua falta de carisma, inclinação a cometer gafes e, ainda por cima, pelas críticas à resposta às inundações históricas que arrasaram sua região em julho. Já Scholz é atual ministro das Finanças e vice-chanceler. Ele também enfrenta dificuldades para encantar os eleitores e é acusado de imitar Merkel até nos gestos.

    Se os números forem confirmados, é muito provável que as maiores legendas sejam obrigadas a forma uma coalizão de três partidos, algo que não ocorre desde o fim da década de 1950.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.