Biden se reúne com especialistas sobre ‘riscos’ da inteligência artificial
Avanços no campo de IA, principalmente dos chatbots, levantaram preocupações éticas e sociais; o ChatGPT já foi banido da Itália
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden se reunirá nesta terça-feira, 4, com seu conselho de consultores em ciência e tecnologia sobre os “riscos e oportunidades” da inteligência artificial (IA). O encontro será focado nos rápidos avanços no desenvolvimento dessas novas tecnologias, e o que representam para usuários individuais e segurança nacional.
Em comunicado, a Casa Branca disse que o presidente usaria a reunião de IA para “discutir a importância de proteger os direitos e a segurança para garantir inovação responsável e salvaguardas apropriadas”. Biden também deve reiterar seu apelo ao Congresso para aprovar uma lei para proteger crianças e restringir a coleta de dados por empresas de tecnologia.
+ Sucesso do ChatGPT levanta debate sobre limites da inteligência artificial
A inteligência artificial ganhou destaque na pauta global após o lançamento do popular chatbot conhecido como ChatGPT, que ajudou a desencadear uma corrida entre os gigantes da tecnologia para criar ferramentas semelhantes.
O poder dos chatbots levantou preocupações éticas e sociais, e o ChatGPT já foi bloqueado na Itália.
+ Seguindo Itália, Alemanha analisa bloquear ChatGPT no país
O conselho americano, conhecido como PCAST, é composto por especialistas em ciência, engenharia, tecnologia e medicina. O grupo é co-presidido pelo diretor do Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca, Arati Prabhakar.