Barcos armados do Irã tentaram deter um petroleiro britânico nas águas estratégicas do Golfo Pérsico nesta quarta-feira 10, mas foram rechaçados por uma fragata da Royal Navy, informou a rede de televisão CNN.
Os iranianos ordenaram ao petroleiro British Heritage, que navegava na região do estreito de Ormuz, que alterasse sua rota em direção a águas territoriais iranianas, revelou a CNN, que cita dois funcionários americanos que pediram para ter seu nome preservado.
Um avião americano filmou o incidente, que terminou quando a fragata britânica HMS Montrose – que escoltava o petroleiro – apontou suas armas para os barcos iranianos e ordenou que se afastassem, assinalou e emissora.
O presidente iraniano, Hassan Rohani, advertiu nesta quarta-feira que a decisão de Londres de deter um petroleiro iraniano na costa de Gibraltar, na semana passada, teria “consequências”.
O Grace 1 foi interceptado na quinta-feira passada no território sob controle britânico, após uma operação que o Irã qualificou de ato de “pirataria” em alto mar.
(Com AFP)