Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ataque ucraniano atinge depósito de petróleo em São Petersburgo, diz Kiev

Mídia local reporta que drones foram usados na operação; Rússia afirma que o equipamento foi interceptado no ar

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 16h19 - Publicado em 18 jan 2024, 09h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • The Petersburg Oil Terminal CJSC fuel and oil storage terminal stands at the Big Port of Saint-Petersburg in Saint Petersburg, Russia, on Monday, Oct. 17, 2016. Oil tanker rates jumped to a four month high as traders booked the most cargoes for the time of year on record, offering signs that Middle East producers could be adding barrels to the market just before OPEC embarks on its deepest output cuts in eight years. Photographer: Andrey Rudakov/Bloomberg via Getty Images
    O terminal de armazenamento de combustível e petróleo de São Petersburgo, em 2016. 17/10/2016 - (Andrey Rudakov/Getty Images)

    A Ucrânia lançou um ataque com drones contra a Rússia na madrugada desta quinta-feira, 18, que atingiu um terminal de armazenamento de combustível e petróleo nos arredores de São Petersburgo. A informação é do jornal ucraniano Ukrainska Pravda, com base em informações de um funcionário da inteligência, que reportou ainda que a autoria do ataque pertence à agência de inteligência militar da Ucrânia (HUR).

    O Ministério da Defesa russo afirmou apenas que um drone ucraniano foi interceptado sobre a região de Leningrado, que circunda São Petersburgo, na madrugada de 18 de janeiro. Mas vários canais de blogueiros militares russos no aplicativo de mensagens Telegram relataram que um drone foi abatido justamente sobre o território do Terminal Petrolífero de São Petersburgo, no Golfo da Finlândia.

    Informações da inteligência ucraniana

    O drone supostamente explodiu com o impacto, iniciando um incêndio.

    “Esta é uma operação de Inteligência de Defesa que envolve recursos ucranianos modernos. A coleta de dados continua e há ataques confirmados contra alvos”, disse um funcionário da inteligência ucraniana ao Ukrainska Pravda, sob condição de anonimato.

    A fonte acrescentou que o ataque com drones demonstra que “as instalações militares em São Petersburgo e na região de Leningrado estão ao alcance das forças ucranianas”.

    Continua após a publicidade

    Além disso, ele declarou que o ataque “não foi a primeira vez” em que drones ucranianos atingiram a região de Leningrado.

    “Mas, desta vez, há diferenças – e o inimigo as sentiu”, disse o funcionário ao jornal ucraniano.

    Investidas anteriores

    No início de janeiro, vários drones teriam atingido um terminal de armazenamento de petróleo e de fornecimento de energia na região de Oryol, nos arredores da fronteira entre a Ucrânia e Rússia. Além disso, mais explosões foram relatadas em uma ferrovia perto de outro terminal de armazenamento de petróleo em local próximo de Nizhny Tagil, uma cidade perto dos Montes Urais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.