Ataque russo sobre Odessa mata um e atinge maior catedral da cidade
Em resposta, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, promete uma retaliação aos ‘terroristas’ responsáveis pela ação
Um ataque aéreo russo sobre a cidade ucraniana de Odessa matou uma pessoa, deixou 19 feridos e danificou uma catedral da região na madrugada deste domingo, 23.
Entre os feridos, estão quatro crianças. Os mísseis também destruíram casas e prédios. “Odessa: outro ataque noturno dos monstros”, disse Oleh Kiper, governador da região, por meio do Telegram. Segundo Kiper, 14 pessoas foram hospitalizadas.
Os ataques também atingiram a Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, conhecida como Catedral da Transfiguração, considerada um dos maiores símbolos da Ucrânia. O templo fica no centro da cidade portuária, que é um patrimônio mundial da Unesco.
Apesar dos estragos, alguns itens religiosos foram recuperados dos escombros, entre os quais o que representa a padroeira da cidade.
Por meio do Twitter, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ressaltou que os mísseis foram lançados sobre regiões pacíficas e prédios residenciais e disse que haverá uma retaliação.
“Não pode haver desculpas para o mal russo. Como sempre, esse mal vai perder. E haverá, definitivamente, uma retaliação aos terroristas russos por Odessa. Eles vão sentir essa retaliação”, escreveu Zelensky na rede social.
(Com Reuters)