Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Astronautas da ISS retornam à Terra em plena pandemia de coronavírus

'Acredito que vou me sentir mais isolada na Terra do que aqui', afirmou a astronauta americana Jessica Meir pouco antes de voltar

Por Da Redação
Atualizado em 17 abr 2020, 10h56 - Publicado em 17 abr 2020, 10h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dois astronautas da Nasa e um cosmonauta russo retornaram nesta sexta-feira, 17, da Estação Espacial Internacional (ISS) à Terra, que está em plena pandemia do novo coronavírus. A cápsula com Andrew Morgan, Jessica Meir e Oleg Skriposhka pousou no Cazaquistão às 5h16 GMT (2h16 de Brasília), informou a agência especial russa Roskosmos.

    Esta foi a primeira operação de retorno à Terra de uma tripulação da ISS desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em março a pandemia global de coronavírus. “O pouso foi um sucesso! Bem-vindos a sua casa Oleg Skriposhka, Andrew Morgan e Jessica Meir!”, celebrou a Roskosmos em sua conta no Twitter.

    Embora o local de pouso tenha sido o mesmo utilizado por tripulações anteriores, 147 km a sudeste da cidade cazaque de Jezkazgan, a pandemia impôs algumas modificações no procedimento. Os membros da equipe responsável pela recepção dos astronautas foram submetidos a testes de Covid-19 e obrigados a utilizar trajes e máscaras de proteção.

    Continua após a publicidade

    As primeiras imagens divulgadas pela Roskosmos mostram um dos integrantes da equipe afirmando aos colegas: “Mantenham a distância, por favor”.

    Pouco antes do retorno à Terra, Jessica Meir, bióloga marinha, afirmou à imprensa a partir da ISS que a adaptação seria difícil devido às novas regras de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19. “Acredito que vou me sentir mais isolada na Terra do que aqui”, afirmou a astronauta, que fez história ao participar em outubro de 2019 da primeira saída espacial 100% feminina, ao lado de Christina Koch.

    O local de saída dos astronautas para seus países de residência também foi modificado, já que o aeroporto utilizado habitualmente, o de Karaganda, está fechado como centenas de outros terminais ao redor do planeta. Skriposhka retornará à Rússia a bordo de um avião que decolará da base de Baikonur, utilizada para os lançamentos rumo à ISS.

    Continua após a publicidade

    Os astronautas da Nasa retornarão aos Estados Unidos a bordo de um avião que vai decolar da cidade de Kyzylorda, após uma viagem de várias horas de carro.

    ASSINE VEJA

    Covid-19: Sem Mandetta, Bolsonaro faz mudança de risco nos planos
    Covid-19: Sem Mandetta, Bolsonaro faz mudança de risco nos planos A perigosa nova direção do governo no combate ao coronavírus, as lições dos recuperados e o corrida por testes. Leia na edição desta semana. ()
    Clique e Assine

    Enquanto o planeta luta contra a Covid-19, a ISS também entra em uma nova era, já que se prepara para receber em maio astronautas transportados pela primeira vez pela cápsula Crew Dragon, da SpaceX. O foguete da empresa do bilionário Elon Musk lançará esta cápsula, com os astronautas da Nasa Bob Behnken e Doug Hurley, a partir da Flórida (sudeste dos Estados Unidos), o que vai acabar com o monopólio da Rússia, único país desde 2011 responsável por voos tripulados para a ISS.

    Continua após a publicidade

    A ISS é um raro exemplo de cooperação internacional que não foi interrompido pelas tensões dos últimos anos entre a Rússia e os países ocidentais.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.