Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Arma contra a China: Taiwan pode desligar fábricas de chip à distância

Taiwan é a 16ª maior economia comercial, responsável pela fabricação de 90% dos semicondutores mais avançados no mundo

Por Da Redação
Atualizado em 27 Maio 2024, 23h02 - Publicado em 24 Maio 2024, 17h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro da Tecnologia de Taiwan, Wu Cheng-wen, disse nesta quinta-feira 23 que o país é capaz de desligar as linhas de produção de chips da ilha, conectadas via internet, à distância em caso de conflito com a China. A ameaça é significativa: dona da 16ª maior economia comercial, Taiwan é responsável pela fabricação de 60% dos semicondutores do mundo, e 90% dos modelos mais avançados, espinha dorsal do mundo conectado e presentes desde em celulares até armas modernas. Ou seja, uma pausa na fabricação é capaz de provocar choques nas cadeias de suprimento e uma grave crise global.

    “De acordo com a tecnologia de fabricação de chips inteligente de hoje, isso pode ser feito”, afirmou o ministro. “Seja qual for a indústria e a maquinaria, se estiver ligada online, podemos usar essa tecnologia de manufatura inteligente para controlar remotamente a produção, incluindo parar seu funcionamento”, completou.

    O ministro foi questionado por um legislador com base em uma reportagem do jornal americano Bloomberg, que revelava a capacidade taiwanesa de interromper o funcionamento de máquinas inteligentes conectadas à internet, como as produtoras de chip. O informe citava as fabricantes TSMC, de Taiwan, e ASML, da Holanda, como exemplos.

    Segundo o vice-presidente sênior da TSMC, Kevin Zhang, a gigante de tecnologia produz 99% dos chips de aceleração usados em ferramentas de inteligência artificial ao redor do globo. Os dispositivos são, inclusive, utilizados pela empresa americana Nvidia, líder do setor de IA.

    + Treinos militares da China testam capacidade para ‘tomar poder’ de Taiwan

    Continua após a publicidade

    Relação China-Taiwan

    O alerta faz referência ao desejo da China de retomar o controle de Taiwan, sob o princípio de “Uma Só China” — Wu, por sua vez, integra o recém-empossado governo do presidente Lai Ching-te, que tem uma postura mais pró-independência, para desagrado de Pequim.

    Após a cerimônia de posse de Lai, o Gabinete para Assuntos de Taiwan (TAO) do governo chinês, em comunicado, rotulou o novo líder taiwanês como “separatista perigoso” e ameaçou “contra-atacar e punir as autoridades do DPP (Partido Progressista Democrático de Taiwan, ao qual Lai é afiliado) por conspirarem com forças externas para perseguir provocações de ‘independência’.”

    Não ficou no discurso. A China realizou nesta sexta-feira, 24, um teste de ataques com mísseis contra Taiwan, em seu segundo dia de exercícios militares ao redor da ilha. Segundo o exército chinês, os treinamentos testam suas capacidades para “tomar o poder” no território vizinho, que consideram parte de seu país, e punir “atos separatistas”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.