Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após longo silêncio, China parabeniza Biden por vitória nas eleições

'Respeitamos a escolha do povo americano', disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin; Brasil ainda não reconheceu eleição do democrata

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 nov 2020, 08h48 - Publicado em 13 nov 2020, 08h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A China enviou nesta sexta-feira, 13, felicitações a Joe Biden por sua eleição como presidente dos Estados Unidos. A mensagem foi transmitida quase uma semana depois do anúncio da vitória do candidato democrata.

    “Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações a Biden e a (vice-presidente eleita, Kamala) Harris”, declarou o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.

    Muitos líderes mundiais parabenizaram o ex-vice-presidente de Barack Obama ainda no dia 7 de novembro, quando a vitória foi anunciada, mas a China aguardou até esta sexta-feira para reconhecer sua vitória, alegando que desejava aguardar os resultados definitivos da eleição.

    O presidente Donald Trump não admitiu a derrota. O republicano ainda alega que houve fraude nos votos enviados pelo correio e pede a recontagem, apesar de não apresentar provas.

    O porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores reiterou nesta sexta-feira que o resultado da eleição americana seria “confirmado de acordo com as leis e procedimentos em vigor nos Estados Unidos”.

    Continua após a publicidade

    A lentidão da reação chinesa pode levar alguns analistas a acreditar que Pequim apostava na reeleição de Trump, percebido na China como alguém que enfraqueceu seu país e o Ocidente, apesar de ter contribuído amplamente para enfraquecer as relações entre as duas potências, ao iniciar, por exemplo, uma guerra comercial.

    Com o reconhecimento da China, restam apenas cinco países que ainda não parabenizaram Biden, entre eles o Brasil. Aliado convicto de Trump, o presidente Jair Bolsonaro afirma aguardar uma resolução definitiva dos conflitos no país.

    (Com AFP)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.