Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Após interrupções de Trump, comissão mudará formato de debates nos EUA

Órgão que regulamenta discussões entre presidenciáveis desde 1987 prometeu medidas para garantir um evento 'mais ordenado'

Por Da Redação
Atualizado em 1 out 2020, 09h52 - Publicado em 30 set 2020, 16h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Presidente Donald Trump repetidamente desrespeitou regra de que cada candidato teria dois minutos falando antes da réplica do adversário; há pedidos generalizados de que moderador possa desligar microfones dos presidenciáveis - 24/09/2020 (Mandel Ngan/Jim Watson/AFP)

    A Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos, órgão que regulamenta os eventos, disse nesta quarta-feira, 30, que vai tomar medidas para garantir uma discussão mais “ordenada” nos próximos encontros entre os presidenciáveis Donald Trump, do Partido Republicano, e Joe Biden, do Partido Democrata.

    O anúncio ocorre após o debate de terça-feira em Cleveland, onde interrupções frequentes do presidente Trump levaram a um evento caótico. O presidente repetidamente desrespeitou as regras básicas, acordadas previamente com ambas as campanhas, de que cada candidato teria dois minutos para responder à pergunta do moderador antes que seu oponente tivesse direito à réplica.

    “O debate de ontem evidenciou que é preciso mais estrutura no formato dos debates restantes para garantir uma discussão mais ordenada dos temas”, indicou em um comunicado o órgão independente, que organiza os debates presidenciais desde 1987.

    A comissão, contudo, não entrou em detalhes sobre o que essas mudanças implicariam. O órgão afirmou que está “considerando cuidadosamente as mudanças” e anunciará as medidas adicionais “em breve”.

    Continua após a publicidade

    Segundo o jornal americano The New York Times, os membros da comissão elogiaram o moderador de terça-feira, o jornalista Chris Wallace, da emissora Fox News, “pelo profissionalismo e habilidade”. O órgão disse que “pretende garantir que ferramentas adicionais para manter a ordem estejam disponíveis para os debates restantes”, em meio a apelos generalizados para que moderadores recebam o poder de desligar os microfones dos candidatos quando necessário.

    Na próxima semana, os companheiros de chapa dos candidatos – o vice-presidente Mike Pence e a senadora democrata Kamala Harris – debaterão em Salt Lake City.

    Trump e Biden voltarão a debater em 15 e 22 de outubro, em Miami e Nashville (Tennessee), respectivamente.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.