Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Alemanha condena autores de roubo ‘cinematográfico’ de diamantes em museu

As 21 peças levadas tinham valor total de pelo menos 113,8 milhões de euros, o que equivale a 638,3 milhões de reais

Por Da Redação 16 Maio 2023, 15h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Defendants sit on May 16, 2023 at the Higher Regional Court in Dresden, eastern Germany, prior to a hearing in the trial over a jewellery heist on the Green Vault (Gruenes Gewoelbe) museum in Dresden's Royal Palace in November 2019. The court convicted five members of a criminal gang of snatching priceless 18th-century jewels from the museum and handed down sentences of up to six years in prison. In what the German media have dubbed the biggest art heist in modern history, the thieves made away with a haul worth more than 113 million euros ($123 million) from the Green Vault museum in November 2019. Only some of the loot has been recovered. (Photo by Sebastian Kahnert / POOL / AFP) / GERMAN COURT REQUESTS THAT THE FACES OF THE DEFENDANTS MUST BE MADE UNRECOGNISABLE
    Os réus se sentam no Tribunal Regional Superior em Dresden, leste da Alemanha, antes de uma audiência no julgamento sobre um roubo de joias no museu Green Vault (Gruenes Gewoelbe) no Palácio Real de Dresden em novembro de 2019. 16/05/2023 - (Sebastian Kahnert / POOL/AFP)

    Um tribunal alemão condenou cinco homens por invadir um museu de Dresden, na Alemanha, e roubar 21 peças de joalheria contendo mais de 4.300 diamantes. O audacioso roubo aconteceu em novembro de 2019.

    De acordo com a agência de notícia DPA, os criminosos, que têm entre 24 e 29 anos, receberam sentenças de prisão que variam de quatro anos e quatro meses a seis anos e três meses. As autoridades disseram na época que os itens roubados incluíam joias do século 18, como um grande broche de diamante.

    O roubo cinematográfico do Green Vault Museum foi considerado um dos roubos de joias mais espetaculares da história recente da Alemanha. As 21 peças levadas tinham um valor total de pelo menos 113,8 milhões de euros, o que equivale a 638,3 milhões de reais.

    + Rússia alerta para aumento de envolvimento da Alemanha na guerra

    Os homens também foram acusados de iniciar um incêndio antes do arrombamento para cortar o fornecimento de energia das luzes da rua do lado de fora do museu e de colocar fogo em um carro em uma garagem próxima antes de fugir para Berlim, onde foram presos depois de vários meses. O tribunal estadual de Dresden condenou os réus por incêndio criminoso particularmente agravado em combinação com lesão corporal perigosa, roubo com armas, danos a propriedade e incêndio intencional.

    Mais de 100 testemunhas e 11 especialistas prestaram depoimento durante o processo principal do julgamento. Na conclusão, os juízes responsáveis pelo caso afirmam que o objetivo dos homens era “ficar rico” e que alguns deles agiram com “considerável energia criminosa”.

    Em janeiro, a defesa, a promotoria e o tribunal chegaram a um acordo judicial depois que a maioria das joias roubadas foi devolvida. Quatro dos cinco réus concordaram com o acordo de confissão admitiram seu envolvimento no crime por meio de seus advogados. O quinto réu também confessou, mas apenas por ter ajudado a obter objetos como os machados usados para fazer buracos na vitrine do museu.

    Continua após a publicidade

    + Sessenta anos depois, Alemanha fecha últimas usinas nucleares do país

    No entanto, algumas das peças mais importantes com grandes diamantes continuam faltando e a confissão não apaga o fato de que essas joias “provavelmente foram destruídas para sempre”, disse o juiz presidente Andreas Ziegel.

    “Há coisas em sua vida pelas quais vale a pena viver uma vida diferente”, disse Ziegel, se referindo diretamente aos réus. “É sua escolha o que você faz com sua vida.”

    Continua após a publicidade

    O estado da Saxônia, onde fica Dresden, pediu por uma indenização de quase 89 milhões de euros, ou 478 milhões de reais, para cobrir o custo das peças que foram devolvidas danificadas, as joias desaparecidas e reparos nas vitrines destruídas e no prédio do museu. O Green Vault é um dos museus mais antigos do mundo. Foi criado em 1723 e contém o tesouro de Augusto, o Forte da Saxônia, compreendendo cerca de 4 mil objetos de ouro, pedras preciosas e outros materiais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.