O Departamento de Recursos Naturais de Ohio, nos Estados Unidos, anunciou na noite de quinta-feira 23 que quase 45 mil animais morreram em decorrência de um acidente de trem tóxico no início do mês, na cidade de East Palestine, em Ohio.
A estimativa inicial de era de apenas 3.500 animais mortos após o descarrilamento de 3 de fevereiro, mas 43.700 animais foram encontrados sem vida até agora.
Mary Mertz, que dirige o Departamento de Recursos Naturais de Ohio, acrescentou em entrevista coletiva na quinta-feira que todos eram espécies aquáticas, e que não havia evidências de que animais terrestres tenham sido afetados pelos produtos químicos do trem. Os dados compreendem um raio de 8 km do local do acidente.
Esforços de limpeza continuam em East Palestine, em meio a um inquérito federal sobre irregularidades no trem.
Um total de 38 carros descarrilharam no acidente, 11 dos quais transportavam materiais perigosos. Mais tarde, os residentes relataram sentir-se mal.
“Como os produtos químicos estavam contidos, não vimos nenhum sinal adicional de sofrimento da vida aquática”, disse Mertz, acrescentando que todas as mortes ocorreram imediatamente após o acidente, três semanas atrás.
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Também na quinta-feira, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes disse que a tripulação do trem tentou desacelerá-lo momentos antes do acidente, depois de descobrir que um rolamento de roda havia aquecido.
Pouco antes do descarrilamento, o rolamento atingiu um nível “limite” de 122ºC acima da temperatura normal, segundo o relatório preliminar. Ao mesmo tempo que o maquinista acionava os freios, um sistema de frenagem automática também era acionado, permitindo que o trem parasse.
“Depois que o trem parou, a tripulação observou fogo e fumaça”, disse o relatório.
O relatório não encontrou nenhuma evidência de que o trem estava viajando acima do limite de velocidade de 80 km/h e forneceu poucos detalhes sobre o que, exatamente, causou o descarrilhamento. No entanto, em uma coletiva de imprensa em Washington, D.C., a presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, Jennifer Homendy, disse que o acidente era “100% evitável”.
“Chamamos as coisas de acidentes”, disse ela. “Não há acidente. Cada evento que investigamos é evitável.”
Um relatório final provavelmente levará entre 12 e 18 meses, acrescentou Homendy.
Os incêndios no local do descarrilamento foram contidos em 5 de fevereiro, mas as autoridades continuaram preocupadas com a possibilidade de explosão de cinco carros carregando quase 500 mil litros de cloreto de vinila, um gás inodoro usado para fazer PVC.
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Assim, as autoridades realizaram uma queima controlada da substância, criando uma enorme nuvem de fumaça negra sobre a cidade de East Palestine.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes disse que sua investigação está em andamento, e que vai se concentrar nas rodas e no design do vagão-tanque, bem como na queima do cloreto de vinila e na resposta ao acidente. A empresa que operava o trem, Norfolk Southern, defendeu sua resposta.
Falando à emissora americana CNN na quarta-feira 22, o CEO Alan Shaw disse que a empresa já pagou US$ 6,5 milhões à população que vive perto do local do descarrilhamento.