Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

27 menores resgatados no Mediterrâneo desembarcam na Itália

Eles estavam há dezesseis dias a bordo do navio de uma ONG humanitária espanhola, a Open Arms. Mais de 100 migrantes permanecem na embarcação

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2019, 16h41 - Publicado em 17 ago 2019, 15h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os 27 menores de idade que estavam entre os 134 migrantes resgatados no Mediterrâneo há duas semanas finalmente chegaram ao porto de Lampedusa, no sul da Itália. O desembarque das crianças e jovens desacompanhados foi feito por duas lanchas do governo italiano, após as mais de duas semanas de espera a bordo do navio Open Arms (Braços Abertos, em português), uma ONG humanitária espanhola.

    O ministro do Interior, Matteo Salvini, responsável por permitir os desembarques em portos italianos, acatou, de má vontade, a solicitação do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, e determinou a entrada dos menores desacompanhados no país. “Como outro exemplo de parceria leal, tomarei medidas para que não haja obstáculos à execução desta ordem”, declarou Salvini, ao ressaltar que a sua posição a respeito do assunto não mudou. Ele ainda criticou a Espanha, dizendo que “enquanto Madri não movimenta um músculo, as pressões se multiplicam sobre a Itália”.

    Após receber a autorização para o desembarque neste sábado, a ONG espanhola Open Arms pediu mais tempo para poder comunicar as notícias ao demais migrantes a bordo, “a fim de garantir o equilíbrio e a serenidade de todas as pessoas”, em meio à tensão cada vez maior no navio.

    O navio Open Arms está ancorado próximo ao litoral da ilha de Lampedusa, no sul da Itália, há dois dias. O fundador da organização espanhola, Oscar Camps, pediu neste sábado para que a Itália permita o desembarque dos demais migrantes, já que a ONG não pode mais garantir a segurança a bordo e teme um motim. Segundo ele, tanto os resgatados como a tripulação estão “sequestrados”.

    Camps também apelou ao presidente do governo espanhol interino, Pedro Sánchez, para que “proteja os direitos dos cidadãos espanhóis que estão encarregadas da segurança das pessoas em uma embarcação com bandeira espanhola que está sequestrado em águas italianas”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.