Revista americana de esportes é acusada de usar IA para redigir textos
Publicação tradicional disse em sua defesa que conteúdo foi fornecido por terceiros e abriu investigações
Na guerra, a verdade é a primeira vítima. A máxima militar atribuída a Ésquilo, o pai da tragédia grega, acaba de ser comprovada mais uma vez. No bom combate do jornalismo, mais um veículo se viu enredado em polêmica. Desta vez, envolvendo o uso de inteligência artificial para criar conteúdos. A Sports Illustrated, tradicional revista americana especializada em esportes, muito lembrada por suas edições de roupas de banho, foi acusada de publicar em seu site textos gerados por ferramentas de IA.
Ao ser confrontada com a acusação, a empresa de mídia, hoje administrada como um site e uma revista mensal, disse que estava encerrando contrato com um fornecedor de conteúdo e abrindo investigações internas. A questão é que, além dos textos fornecido por terceiros, outras publicações foram identificadas como sendo produzidas por ferramentas virtuais.
Como isso aconteceu?
Na segunda-feira, a Futurism, empresa de mídia baseada em Nova York, publicou reportagem dizendo que a Sports Illustrated publicou histórias para análises de produtos cujos autores não conseguia identificar. O site encontrou uma foto de um autor listado, Drew Ortiz, em uma ferramenta que produz e vende retratos de pessoas gerados por IA
Após questionar a Sports Illustrated, a Futurism disse que todos os autores com retratos gerados por IA desapareceram do site da revista. Nenhuma explicação foi oferecida. O site citou uma pessoa não identificada da revista que disse que a inteligência artificial também foi usada na criação de alguns conteúdos – “não importa o quanto digam que não é”.
À agência Associated Press a Sports Illustrated disse que os artigos em questão foram criados por uma empresa terceirizada, a AdVon Commerce, que garantiu à revista que foram escritos e editados por humanos. A AdVon fez com que seus redatores usassem um pseudônimo, “ações que não toleramos”, disse a publicação.
Histórico ruim
No início deste ano, os experimentos com IA deram errado tanto na rede de jornais Gannett, que publica, entre outros, o USA Today e o USA Weekend, quanto no site de tecnologia CNET. Muitas empresas estão testando a nova tecnologia em meio a um debate sobre a substituição de força humana na realização de tarefas — especialmente as intelectuais. Além disso, há o fato de que, no jornalismo, se baseia em um sistema de checagens exaustivas de informações e balanceamento de opiniões e pontos de vista. Nesse sentido, tudo indica que a IA é incapaz de oferecer a qualidade do bom jornalismo profissional