Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Os cartões-postais de Paris repaginados como arenas para a Olimpíada

Rio Sena, Torre Eiffel, Grand Palais, Place de la Concorde e outros pontos icônicos estarão presentes nas competições

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jul 2024, 15h20 - Publicado em 18 jul 2024, 10h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Principal artéria do coração de Paris, o Rio Sena será o palco da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, que, pela primeira vez, não acontecerá trancafiada em um estádio. O curso d’água conhecido pelos tradicionais passeios nos bateaux mouches, os barcos moscas, não será, no entanto, o único cartão-postal parisiense presente nesta Olimpíada.

    À beira do Sena, um longo trecho de gramado desemboca no Hôtel des Invalides, um complexo de edifícios cuja construção foi ordenada por Luís XIV para dar abrigo aos inválidos (daí o nome) do Exército. O local, transformado em museus e onde está o sarcófago de Napoleão Bonaparte, será das provas de tiro com arco, ciclismo de estrada e atletismo.

    + Repetindo Tóquio, Brasil terá dupla de porta-bandeiras em Paris 2024

    wewew
    Esplanada do Hôtel des Invalides é preparada para receber competições de Paris 2024. (Artur Widak/NurPhoto/Getty Images)

    Talvez o ponto mais icônico da cidade, a Torre Eiffel receberá a arena do vôlei de praia em um estádio temporário construído no parque Champ de Mars.

    + Cama antissexo e calorão: as polêmicas da Vila Olímpica de Paris

    ewew
    Vista aérea do Grand Palais, em Paris. (JULIEN DE ROSA/AFP)
    Continua após a publicidade

    Inaugurado para receber a Exposição Universal de 1900, o Grand Palais será responsável por receber as competições de esgrima e taekwondo. Arquitetonicamente impressionante, com um rica decoração e ornamentação em suas fachadas de pedra, além da grande cobertura envidraçada, o prédio abriga desde 1937 o museu científico Palais de la Découverte e, desde 1964, as Galeries Nationales du Grand Palais, onde são montadas exposições de coleções de museus nacionais franceses.

    ewewew
    Grand Palais, em Paris. (Chesnot/Getty Images)

    A Ponte Alexandre III, uma das mais famosas do país, liga o Grande Palais à esplanada de Invalides, com a Torre Eiffel bem ao lado. As provas de ciclismo de estrada, maratona aquática e triatlo serão disputadas por lá.

    Continua após a publicidade

    + O grandioso recorde brasileiro que pode ser quebrado nos Jogos Paris 2024

    wewew
    Ponte Alexandre III, uma das mais famosas do país, liga o Grande Palais à esplanada de Invalides. (Cyril Marcilhacy/Bloomberg/Getty Images)

    Aos pés da Avenida Champs-Élysées, a Place de la Concorde, a Praça da Concórdia, é a maior da capital francesa e palco de acontecimentos marcantes da história nacional, sobretudo da guilhotina, que tirou a vida de Maria Antonieta. O ponto respirará história mais uma vez, recebendo as provas de basquete 3×3, BMX estilo livre, skate e breakdance, que faz sua estreia olímpica.

    ewewew
    Place de la Concorde, palco de acontecimentos marcantes da história nacional francesa, receberá provas de skate e BMX. (Franco Arland/Getty Images)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.