Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O genial balé nas alturas

A vitória de Armand Duplantis, o "Dream Team" de uma pessoa só, era o resultado mais barbada dos Jogos. Mas ele fez questão de bater o recorde mundial.

Por Fábio Altman, de Paris
Atualizado em 6 ago 2024, 06h43 - Publicado em 5 ago 2024, 17h21

Talvez fosse o prognóstico mais fácil de toda a Olimpíada de Paris – e não deu outra. O sueco Armand “Mondo” Duplantis venceu a prova do salto com vara ao ultrapassar a marca de 6m25, e novo recorde mundial. Antes, ele dizimara a marca olímpica do brasileiro Thiago Brás, de 2016, com 6m03. Duplantis parece disputar uma outra liga, onde o céu é realmente o limite. Duplantis, agora bicampeão olímpico, reinventa a modalidade. Ela impõe velocidade e força, em difícil lida com a vara a percorrer os 45 metros a caminho da caixa e do sarrafo. O campeão olímpico vai a 10.3 metros por segundo. Encaixa o bastão não na ponta final, mas a alguns centímetros antes e deixa que ele deslize. Depois, solta a vara antes do que costumam fazer os adversários. É como um balé. Parece tranquilo, mas não. Com o perdão pelo lugar comum, mas o céu é o limite de Duplantis

Havia, antes da competição, uma pequena tensão no ar, ao menos para os mais velhos, que lembravam de um fracasso imenso – o do ucraniano Sergei Bubka na Olimpíada de Barcelona, em 1992. Ele era o Duplantis daquele tempo. Contava as 30 melhores marcas mundiais. Mas não passou dos 5m70 em três tentativas e foi eliminado. Em tempo: Maksim Tasarov, da Comunidade dos Estados Independentes, inventada pelo COI depois do fim da União Soviética, venceu com 5m80. Duplantis, agora, foi 45 centímetros acima. Salve o Dream Team de um só.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.