Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Manchester City vence a Internazionale e é campeão da Champions League

Em jogo equilibrado, o craque Halaand pouco apareceu; Ederson fez grandes defesas e o volante Rodri fez o gol do título

Por Da Redação Atualizado em 12 jun 2023, 12h07 - Publicado em 10 jun 2023, 18h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Manchester City é o campeão da Champions League 2022/23. Em um confronto extremamente disputado no estádio Atatürk, em Istambul, o clube inglês venceu a Internazionale por  1 a 0 e garantiu o título inédito da maior competição europeia. O volante Rodri foi o autor do gol da vitória, aos 23 minutos do segundo tempo. Único brasileiro em campo, o goleiro Ederson teve participação fundamental na conquista, com três grandes defesas.

    Além da inédita Champions League, o Manchester City celebrou a conquista de sua primeira tríplice coroa. Junto com a Champions, os Citizens venceram nesta temporada a Premier League e da Copa da Inglaterra. Seu comandante, Pep Guardiola, chegou ao seu terceiro título da competição, o 35º na carreira.

    Manchester City's Spanish manager Pep Guardiola celebrates winning the UEFA Champions League final football match between Inter Milan and Manchester City at the Ataturk Olympic Stadium in Istanbul, on June 10, 2023. Manchester City won the match 1-0. (Photo by Paul ELLIS / AFP)
    O técnico Pep Guardiola, do Manchester City; esta foi a terceira “orelhuda”da carreira do treinador (Paul Ellis/AFP)

    Se o Manchester City chegou à Turquia com todo o favoritismo, a Internazionale entrou em campo com a disposição característica dos times italianos. O clube de Milão não deu facilidade para os ingleses. Com marcação alta, na saída de bola, a Inter dificultou as ações ofensivas dos Citizens. Mesmo assim, a equipe de Pepe Guardiola conseguiu organizar algumas jogadas. Aos 26 minutos, Erling Halaand recebeu passe de Kevin De Bruyne e obrigou o goleiro camaronês Onana a fazer defesa importante.  Minutos depois, o meia belga caiu no gramado e teve que ser substituído por Phil Phoden.  Para a Inter, o empenho na marcação não se transformou em jogadas de ataque muito perigosas.

    No início do segundo tempo, foi a vez do time italiano perder um atleta. Lesionado, Dzeko deu lugar a Lukaku. A troca dos centroavantes permitiu ao time prender a bola mais à frente.  Aos 13, o argentino Lautaro Martinez contou com o erro de Bernardo Silva e Akanji, mas parou em grande defesa de Ederson, a primeira grande intervenção do goleiro. O susto parece ter acordado os ingleses, que passaram a valorizar a posse de bola, ao estilo Guardiola. Bem marcado, Halaand só participava das jogadas longe da área. Foi aí que apareceram os coadjuvantes do City. Em cruzamento de Bernardo Silva, o volante Rodri surgiu na entrada da área para marcar, aos 23 minutos.

    Continua após a publicidade

    O gol acendeu a Inter, que imediatamente colocou uma bola no travessão, aos 25 minutos, com Dimarco, que no rebote, acertou o companheiro Lukaku. Com a vantagem, o City organizou sua marcação e passou a buscar os contra-ataques. Assim, Phoden quase ampliou aos 32 minutos. O jogo ganhou tensão e a Inter partiu para tudo ou nada. E quase deu certo aos 42 minutos, mas Ederson praticou um milagre em finalização de Lukaku. No último lance, aos 51 minutos, Ederson  salvou novamente, em cabeceio de Gosens. A defesa do título inédito.

    Manchester City's Brazilian goalkeeper #31 Ederson (R) saves a shto from Inter Milan's Belgian forward #90 Romelu Lukaku (4L) during the UEFA Champions League final football match between Inter Milan and Manchester City at the Ataturk Olympic Stadium in Istanbul, on June 10, 2023. (Photo by Ozan KOSE / AFP)
    O goleiro Ederson foi um dos destaques da partida (Ozan Kose/AFP)

     A conquista da “orelhuda” coroa o grande momento da equipe de Manchester, que já domina o futebol inglês há algumas temporadas. Foram cinco títulos da Premier League nos últimos seis anos. Após um vice-campeonato e uma semifinal de Champions, a equipe entrou na competição entre os favoritos. Para este ano, além de manter o estrelado elenco, o clube se reforçou simplesmente com o melhor centroavante do momento, o norueguês Halaand. Chuteira de ouro nesta temporada, com 36 gols na Premier League, ele também foi o artilheiro da Champions, com 12 gols marcados. O City também teve o maior garçom do torneio, De Bruyne.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.