Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lá como cá: arbitragem europeia dá vexame na semana; assista

Pênalti fantasma e expulsões inexplicáveis marcaram abertura de 2017

Por da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h58 - Publicado em 5 jan 2017, 11h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Engana-se quem pensa que só no Brasil a arbitragem comete lambanças em série. A temporada de 2017 na Europa começou nesta semana com erros grosseiros dos juízes em partidas de diversas ligas. Pep Guardiola e Jürgen Klopp chegaram a perder a paciência com os árbitros (e com os jornalistas), mas os erros mais grotescos ocorreram na Espanha e em Portugal.

    Na vitória do Real Madrid por 3 a 0 sobre o Sevilla, pelas Copa do Rei, nesta quarta-feira, o árbitro espanhol Mateu Lahoz cometeu um erro antológico: já no fim do jogo, ele viu pênalti quando Luka Modric caiu na área do Santiago Bernabéu; o problema é que, quem empurrou o croata foi seu companheiro, o colombiano James Rodríguez, que converteu a cobrança. Abaixo, o lance:

    Para piorar, Lahoz ainda favoreceu o Real Madrid no primeiro gol, marcado pelo francês Raphael Varane, ao não assinalar falta de Álvaro Morata no início da jogada. Como é comum no Brasil, atletas do Sevilla usaram as redes sociais para protestar, como o goleiro reserva David Soria, que tuitou “Que vergonha, meu Deus” –  mas depois apagou.

    Em Portugal, nova lambança: na terça-feira, o Porto foi eliminado da Copa da Liga Portuguesa ao perder por 1 a 0 para a o modesto Moreirense. A equipe portista teve dois atletas expulsos, um deles de forma absurda. O árbitro Luís Godinho corria de costas e trombou com Danilo, que já tinha cartão amarelo. O juiz considerou que o atleta do Porto o empurrou e deu o segundo amarelo, causando revolta inclusive na diretoria que – em outra prática comum por aqui – divulgou um comunicado oficial em protesto e se disse perseguido pelos apitadores.

    Continua após a publicidade

    Clubes também protestaram bastante na Inglaterra. Pep Guardiola ficou furioso com a expulsão Fernandinho, a terceira nesta temporada, na vitória de sua equipe diante do Burnley por 2 a 1, na segunda-feira. O árbitro foi rigoroso e puniu o brasileiro com vermelho direto após entrada dura. Guardiola ainda reclamou de falta no goleiro Claudio Bravo no lance que originou o gol dos visitantes.

    Continua após a publicidade

    O alemão Jürgen Klopp, do Liverpool, também teve motivos para reclamar após o empate em 2 a 2 diante do Sunderland, fora de casa, na terça-feira. Já no fim da partida, o árbitro marcou pênalti para os donos da casa em mão na bola de Sadio Mané. No entanto, não houve falta na jogada que originou o lance.

    Ao menos um erro grave foi corrigido pela Federação Inglesa. Na segunda-feira, o meia argelino do West Ham, Sofiane Feghouli, foi expulso de maneira inexplicável diante do Manchester United na derrota por 2 a 0. Aos 15 minutos do primeiro tempo, ele levou o vermelho após uma dividida com o zagueiro Phil Jones. A comissão de disciplina da federação aceitou o recurso do West Ham por “expulsão injustificada” e anulou o vermelho e sua consequente suspensão por três jogos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.