Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Grupo chinês Alibaba se torna patrocinador das Olimpíadas

Gigante chinês do comércio eletrônico se junta a empresas como Coca-Cola e Mc Donald's e sela parceria com o COI até 2028

Por da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h35 - Publicado em 19 jan 2017, 15h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A China está definitivamente investindo fortunas no esporte. Nesta quinta-feira, o grupo Alibaba, gigante chinês do comércio eletrônico, fechou acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e se tornou patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos até 2028. O acordo foi anunciado em Davos, na Suíça, pelo presidente do COI, Thomas Bach, junto com diretores da empresa, entre eles o fundador e proprietário, Jack Ma.

    O Alibaba se juntará a 12 outras empresas, como Coca-Cola e Mc Donald’s, que integram o Programa Olímpico, o nível mais alto de colaboração entre empresas e o movimento olímpico. Não foram divulgados valores da negociação. Segundo a agência Reuters, as parceiras pagam ao COI cerca de 100 milhões de dólares (cerca de 320 milhões de reais) a cada quatro anos.

    Pelo novo acordo, o Alibaba será parceira oficial do movimento olímpico em “serviços de nuvem” e “serviços de plataforma de e-commerce”, e anunciará no Olympic Channel, novo canal de tevê do COI. “Esta é uma revolucionária e inovadora aliança e nos ajudará a impulsionar a eficiência na organização dos Jogos Olímpicos até o ano de 2028”, afirmou Thomas Bach.

    “Nós estamos orgulhosos de apoiar a Agenda 2020, usando nossas inovações e tecnologias para ajudar a evoluir os Jogos Olímpicos para a era digital”, afirmou Jack Ma. O fato de os próximos três eventos olímpicos serem na Ásia – Jogos de Inverno de 2018, em PyeongChang, na Coreia do Sul, Jogos de Verão de 2020, em Tóquio, no Japão,e Jogos de Inverno de 2022, em Pequim, na China – estimulou o gigante chinês a investir.

    Continua após a publicidade

    A Alibaba, concorrente global de empresas como a americana Amazon, tem injetado parte de sua fortuna em esporte nos últimos meses. A partir de sua marca de carros elétricos, a Alibaba E-auto, fechou contrato de oito anos de patrocínio aos Mundiais de Clubes da Fifa. Também em dezembro, assinou com a AIBA (boxe) e com a World Rugby (rúgbi).

    O presidente da China, Xi Jinping, também está em Davos participando do Fórum Econômico Mundial, e se reuniu com Bach, na sede do COI, em Lausanne, na quarta-feira. Jinping é fanático por esportes, especialmente o futebol, e tem trabalhado junto com as empresas do país para desenvolver o mercado esportivo do país.

    Os investimentos no futebol têm sido tão grandes, com contratações milionárias como o brasileiro Oscar e o argentino Carlos Tevez neste ano,  que a Administração Geral do Esporte do país, tem demonstrado preocupação com o que chamou de “despesas irracionais”.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.