George Russell, da Mercedes, venceu a sprint race deste sábado, 12, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. A vitória na corrida de velocidade garante a pole position na prova oficial do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 deste domingo, 13. Carlos Sainz, da Ferrari, terminou a prova na segunda posição. No entanto, o espanhol larga em sétimo como punição (com a perda de cinco posições no grid) pela troca do motor de combustão de sua Ferrari. Lewis Hamilton terminou em terceiro.
“Foi incrível”, comemorou Russell após a corrida classificatória. “Eu não esperava ter tanto ritmo assim, mas acho que isso mostra todo o trabalho duro que todo mundo está colocando e o progresso que temos feito como equipe. Nestas últimas três corridas desde Austin, o carro tem estado muito bom. Obviamente, é difícil saber como Max (Verstappen) teria se saído se ele tivesse largado com os pneus macios, mas, mesmo assim, terminar em primeiro é um sentimento ótimo.”
Embora os campeonatos de construtores e pilotos já estejam definidos, a prova de apenas 24 voltas imprimiu uma dose de emoção ao GP de São Paulo. O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, que celebrou o feito de sua primeira pole na sprint race, não durou muito no primeiro lugar. Logo na segunda volta, Max Verstappen assumiu a liderança da corrida com sua Red Bull. O holandês foi superado na 15ª volta por Russell. Em seguida, o holandês foi perdendo posições primeiro para Sainz e depois para Hamilton.
Sergio Pérez, da Ferrari, e Charles Leclerc, que brigam pela segunda posição no campeonato de pilotos, terminaram em quinto e sexto lugares, respectivamente. Os oito primeiros colocados acrescentam à pontuação atual, o que aumenta a diferença entre eles de 5 para 6 pontos. De qualquer forma, ainda é possível disputar a posição a posição de vice.
Agora cidadão honorário do Brasil, Hamilton foi um dos mais festejados, mesmo terminando em terceiro lugar, numa temporada que não foi tão boa. “São Paulo é um lugar lindo, adoro correr aqui”, disse ele, em entrevista a jornalistas presentes no autódromo. “Mas sobre a corrida de amanhã, não sei dizer. Cada corrida é uma corrida.”
O Grande Prêmio de São Paulo foi a terceira etapa da temporada a adotar o formato de sprint race ou corrida de velocidade para definir do grid de largada da prova oficial, no domingo, 13. O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, largou na pole na prova classificatória, em um feito incrível para uma trajetória improvável. No início do ano, Magnussen foi incorporado à equipe em razão da saída do russo Nikita Mazepin, em consequência da Guerra da Ucrânia.
Neste domingo (13), o Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2022 tem largada às 15 horas.
Resultado – Sprint Race
- George RUSSELL (Mercedes)
- Carlos SAINZ (Ferrari)*
- Lewis HAMILTON (Mercedes)
- Max VERSTAPPEN (Red Bull)
- Sergio PEREZ (Red Bull)
- Carles LECLERC (Ferrari)
- Lando NORRIS (McLaren)
- Kevin MAGNUSSEN (Haas)
- Sebastian VETTEL (Aston Martin)
- Pierre GASLY (AlphaTauri)
- Daniel RICCIARDO (McLaren)
- Mick SCHUMACHER (Haas)
- Guanyu ZHOU (Alfa Romeo)
- Valtteri BOTTAS (Alfa Romeo)
- Fernando ALONSO (Alpine)
- Yuki TSUNODA (AlphaTauri)
- Lance STROLL (Aston Martin)
- Esteban OCON (Alpine)
- Nicholas LATIFI (Williams)
não completou:
- Alexander ALBON (Williams)
*Carlos Sainz perde 5 posições no grid como punição pela troca do motor de combustão