Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Fluminense bate Boca Juniors e é campeão da Libertadores 2023

Disputado no Rio, título inédito veio apenas na prorrogação, quando o tricolor das Laranjeiras desempatou o placar

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 nov 2023, 09h51 - Publicado em 4 nov 2023, 19h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • RIO DE JANEIRO, BRAZIL - NOVEMBER 04: Germán Cano of Fluminense scores the team's first goal during the final match of Copa CONMEBOL Libertadores 2023 between Fluminense and Boca Juniors at Maracana Stadium on November 04, 2023 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Lucas Figueiredo/Getty Images)
    Germán Cano do Fluminense marca o primeiro gol dafinal da Copa Libertadores 2023 entre Fluminense e Boca Juniors no Maracanã - (Lucas Figueiredo/Getty Images)

    No Rio, a final da Copa Libertadores 2023 deu ao Fluminense o título internacional que tanto almejava. O tricolor das Laranjeiras ganhou do Boca Juniors, no Maracanã, por 2 a 1, em um jogo muito disputado, decidido nos acréscimos — com direito a dois cartões vermelhos, um para cada lado. Seis vezes campeão do torneio sul-americano, o time argentino continua perseguindo o sonho de se igualar ao Independiente — que tem o maior número de troféus da competição. E os cariocas ficam com 27 milhões de dólares de premiação.

    O primeiro tempo foi disputado, com muita pressão do Fluminense. Bem postado na defesa, o Boca Juniors jogou na esperança de que um erro do adversário abrisse a possibilidade de um contra-ataque. O que não aconteceu de fato, em razão do jogo truncado pelo excesso de faltas. Depois de muito tentar, Cano, sempre ele, chutou no canto direito de Romero uma bola cruzada por Arias.

    Na segunda etapa, o Boca Juniors voltou, como era esperado, disposto a sair mais para o jogo. E foi o que aconteceu, embora sem a eficiência desejada. Mas a insistência rendeu frutos. Aos 72 minutos, Luis Advincula, saiu da direita em direção ao meio de campo e, no caminho, acertou uma bomba no canto esquerdo de Fábio, que pulou atrasado por ter sua visão encoberta.

    O início da prorrogação foi morno, com os argentinos segurando a bola e os brasileiros procurando jogo. Nesse caso, a bola puniu o Boca Juniors, que perdeu a bola em uma saída pelo alto e sofreu contra-ataque, com chute fulminante de voleio de John Kennedy, aos 99 minutos. O atacante, que já tinha amarelo, foi comemorar o tento com a torcida e acabou levando o segundo cartão, com expulsão automática. Em seguida, uma jogada de ataque dos argentinos terminou em confusão e em cartão vermelho para Fabra por agressão ao capitão tricolor Nino. Depois disso, só pressão argentina.

    Continua após a publicidade

    No final, deu Fluminense.

    Artilheiro do Fluminense, Cano levanta a taça da Libertadores 2023.
    Artilheiro do Fluminense, Cano levanta a taça da Libertadores 2023. (Carl de Souza/AFP)

    Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Barbosa); André, Martinelli (Lima) e Paulo Henrique Ganso (John Kennedy); Arias, Cano e Keno (David Braz). Boca Juniors: Romero; Advíncula, Valentini, Figal (Valdez) e Fabra; Medina (Taborda), E. Fernández (Saracchi), P. Fernández e Barco (Langoni); Cavani (Benedetto) e Merentiel (Janson). Gols: Cano, aos 36 minutos; Luis Advincula, aos 75 minutos; John Kennedy, aos 100 minutos. Vermelhos: John Kennedy e Fabra. Árbitro: Wilmar Roldán.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.