Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Entenda o que é e como funciona o breaking, esporte estreante em Paris 2024

Disputas pela primeira medalha olímpica da modalidade acontecerão nos dias 9 e 10 de agosto

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jul 2024, 08h53 - Publicado em 22 jul 2024, 10h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O breaking é um estilo de dança urbana que se originou nos Estados Unidos, na década de 1970, com raízes na cultura hip hop. Caracterizado por movimentos acrobáticos e passos estilizados conforme a música tocada, a modalidade faz sua estreia olímpica nos Jogos Paris 2024, que começa oficialmente nesta sexta-feira, 26.

    + Está chegando: Saiba tudo sobre a cerimônia de abertura dos Jogos Paris 2024

    É um esporte?

    O breaking é reconhecido como um esporte urbano pelo Comitê Olímpico Internacional, assim como o skate e o surf, que fizeram suas estreias olímpicas nos Jogos de Tóquio.

    Juntando estilos de dança que exigem grande capacidade atlética e coordenação, os atletas se enfrentam em “batalhas”, nada mais do que outro nome para uma partida ou jogo.

    + Quando começa a Olimpíada de Paris 2024 e onde assistir aos jogos

    Continua após a publicidade

    A competição de breaking nos Jogos Olímpicos Paris 2024 é dividida em dois eventos, um para homens e outro para mulheres. Em cada um deles, 16 atletas se enfrentam em batalhas solo, usando uma combinação de movimentos adaptada e improvisada conforme o ritmo das faixas tocadas por DJs. Em seguida, recebem votos dos juízes.

    Entenda a pontuação e organização

    As competições acontecerão os dias 9 e 10 de agosto na Place de la Concorde. As mulheres competem no primeiro dia, os homens no segundo.

    Continua após a publicidade

    Cada dia começa com uma fase composta por quatro grupos de quatro atletas. As batalhas funcionam no estilo melhor de três, cada rodada com 60 segundos.

    + Que horas vai passar a Olimpíada de Paris 2024? Entenda o fuso da programação

    Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, seguidas das semifinais e disputas por medalhas.

    Os juízes dão as notas com base em cinco categorias: musicalidade, vocabulário, originalidade, técnica e execução. Cada categoria representa 20% da pontuação.

    Brasileiros estão na disputa?

    Apesar de esperanças, nenhum atleta brasileiro se classificou pra a disputa olímpica. Em nota oficial, a Confederação Nacional de Dança Desportiva, que rege a modalidade no país, afirmou que foram “3 anos de muito trabalho, novas experiências e desafios”, agradecendo também o apoio de todos os brasileiros ao longo do ciclo olímpico.

    Continua após a publicidade

    + Paris 2024: Medalhistas e estreantes revelam com o que estão mais animados

    O americano Victor Montalvo, bicampeão mundial do esporte, e o canadense Phil Wizard (Philip Kim) são os favoritos entre os homens. Montalvo, de 30 anos, derrotou Wizard para conquistar o título do Campeonato Mundial de Breaking no ano passado.

    Entre as mulheres, há amplas expectativas em torno da campeã mundial de 2023, Nicka (Dominika Banevic), da Lituânia, de 17 anos, e a japonesa Ami Yuasa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.