Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

De virada, Brasil perde para Senegal em Lisboa

Foi a segunda derrota em três jogos sob o comando do técnico interino, Ramon Menezes

Por Da Redação Atualizado em 20 jun 2023, 19h24 - Publicado em 20 jun 2023, 18h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazil's midfielder Joelinton Cassio and Brazil's forward Richarlison (R) react after Senegal's forward Sadio Mane scored during the international friendly football match between Brazil and Senegal at the Jose Alvalade stadium in Lisbon on June 20, 2023. (Photo by Patricia DE MELO MOREIRA / AFP)
    Frágil no setor defensivo e displicente no ataque, o Brasil sofreu diante da rápida seleção senegalesa -  (Patricia de Melo Moreira/EFE)

    Em meio as negociações que colocam o técnico italiano Carlo Ancelotti no comando da equipe em 2024, a seleção brasileira perdeu de virada, por 4 a 2 para Senegal, nesta terça-feira (20), em amistoso realizado no estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal. O atacante Sadio Mané, do Bayern de Munique, foi o destaque da partida, com dois gols marcados. O resultado inesperado marca a segunda derrota da equipe em três partidas sob o comando do treinador interino, Ramon Menezes. O Brasil não sofria quatro gols em um jogo desde a dramática derrota para a Alemanha, por 7 a 1, na Copa de 2014.

    Antes do revés desta terça, a equipe havia perdido para outra seleção africana, o Marrocos, por 2 a 1, em amistoso na cidade de Tânger, em março passado. A única vitória foi no último sábado, diante de Guiné, por 4 a 1, em Barcelona.

     Com poucas mudanças em relação ao duelo três dias antes, o Brasil entrou em campo somente com Bruno Guimarães no lugar de Casemiro, no meio de campo, e Malcom na vaga de Rodrygo, no ataque. Tanto o volante do Manchester United, quanto o atacante do Real Madrid não jogaram, após sentirem dores no joelho. Confiante, a seleção começou a partida impondo seu ritmo. Aproveitando boas jogadas individuais pelos lados do campo, o Brasil abriu rápido o placar. Em cruzamento de Vinicius Júnior, o meia Paquetá apareceu na área e marcou, aos 10 minutos. Logo depois, Richarlison, na cara do gol, desperdiçou a chance de ampliar. Dois minutos depois, Vini Júnior caiu na área do goleiro Diaw, o árbitro chegou a marcar pênalti, mas o VAR viu impedimento do atacante brasileiro e o lance foi anulado.

    Foi aí que o Senegal começou a entrar no jogo, também pelos lados do campo, onde Sarr e Sabaly tiravam a tranquilidade de Ayrton Lucas. Aos 22 minutos, Diallo empatou, após belo arremate na entrada da área. Pouco depois, Sarr aproveitou saída errada do Brasil e por pouco não vira o jogo, mas Ederson salvou.

    Na volta do intervalo, não teve jeito e o Brasil levou a virada. Novamente em ataque com Sarr, que tentou passe de cabeça para Diallo, mas Marquinhos chegou para interceptar e fez contra, logo aos sete minutos. A seleção mal teve tempo de respirar e dois minutos depois, Mané, em lance de muita categoria, acertou o ângulo de Ederson, ampliando o marcador. 3 a 1. Imediatamente, Menezes trocou o ataque. Saíram Richarlison e Malcom para entrada de Pedro e Rony. A estratégia deu certo e o Brasil foi à frente. Aos 13 minutos, Marquinhos se redimiu e marcou o segundo da seleção.

    Continua após a publicidade

    O jogo ganhou equilíbrio e algumas faltas mais duras. O técnico do Brasil ainda mexeu mais na equipe, entraram Raphael Veiga, André e Alex Telles, nos lugares de Joelinton, Paquetá e Ayrton Lucas. O Senegal também mexeu e se fechava, dando pouco espaço para o Brasil criar. Aos 43 minutos, um princípio de confusão ocorreu, quando Bruno Guimarães sofreu entrada de Diatta.

    Os brasileiros foram para o abafa tentar o empate, mas levaram quarto gol. Em contra-ataque rápido, Jackson sofreu pênalti que Mané bateu com calma, para sacramentar a vitória senegalesa.

    A seleção brasileira volta a campo somente em setembro, contra Bolívia e Peru. Mas dessa vez, os jogos estarão valendo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.