Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Cantos homofóbicos podem fazer Corinthians perder pontos no Brasileirão

Postura inaceitável da torcida contra o São Paulo, em Itaquera, tende a ser punida – em avanço civilizatório

Por Da Redação Atualizado em 24 Maio 2023, 12h08 - Publicado em 15 Maio 2023, 18h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em má fase dentro do campo e envolvido em polêmicas fora dele, o Corinthians poderá ter mais problemas nos próximos dias. O clube deve ser denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela manifestação homofóbica de parte da torcida no último domingo, 14, durante o clássico diante do São Paulo, que terminou 1 a 1.

    Segundo o procurador do STJD, Ronaldo Piacente, em declaração ao GE, será apresentada denúncia contra o time alvinegro, após a análise da súmula do árbitro da partida, Bruno Arleu de Araújo. Se a denúncia for aceita pelo tribunal, o Corinthians será enquadrado no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Ainda não há data para o julgamento.

    De acordo com o artigo, a punição pela infração vai de 100 reais a 100 mil reais. Mas a dor de cabeça pode ir além, já que também está prevista a possibilidade de perda de pontos, devido à quantidade de pessoas que praticaram o ato. É o que diz o parágrafo primeiro: “Esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente”.

    O episódio ocorreu no segundo tempo do jogo, quando Arleu de Araújo interrompeu o duelo em decorrência dos cantos homofóbicos vindos das arquibancadas. O sistema de som e os telões da NeoQuímica Arena pediram que a torcida encerrasse a manifestação, mas o pedido foi ignorado por alguns minutos. Depois da partida, a arbitragem relatou a infração na súmula.

    No site e em suas redes sociais, o Corinthians emitiu nota repudiando a atitude de parte dos seus torcedores. “O Corinthians volta a repudiar veementemente os cantos homofóbicos relatados na súmula do jogo deste domingo (14/5). (…) E mais uma vez insistimos com nossa Fiel Torcida para que cessem com atos como esses em nossa arena”, diz o comunicado do clube.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.