Bruno Fratus e Cesar Cielo Filho disputarão a final dos 50 metros livre no Mundial de Esportes Aquáticos, que acontece em Budapeste, na Hungria. Fratus passou com o terceiro melhor tempo, enquanto Cielo teve o oitavo, pior entre os finalistas.
Ambos nadaram na mesma prova semifinal, a segunda, mais equilibrada que a primeira. Fratus venceu, mas ficou com o terceiro melhor tempo, empatado com o britânico Benjamin Proud, que nadou a primeira semifinal. Ambos nadaram em 21s60.
Cesar Cielo, quinto colocado na segunda semifinal, classificou-se com o tempo de 21s77, o oitavo melhor dentre os 16 nadadores. O melhor tempo ficou com o americano Caeleb Dressel vencedor da primeira semifinal, com 21s29.
“O objetivo era entrar na final, independentemente da raia. Estou feliz de estar de volta”, disse Cielo ao canal Sportv, lembrando de sua ausência nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Já Fratus lamentou ter feito um tempo pior que na fase classificatória por um erro de execução. “Só me preocupei em ganhar a prova e me certificar de que chegava na final”, afirmou o brasileiro.