Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Abertura da Olimpíada faz homenagem a trabalhadores da reconstrução de Notre-Dame

Dançarinos fizeram performance ao som de marteladas mesclada com imagens do prédio devastado por um incêndio em 2019

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jul 2024, 15h23 - Publicado em 26 jul 2024, 15h12

A cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris reservou parte da festa para um gesto de homenagem aos trabalhadores envolvidos na reconstrução da Catedral de Notre-Dame, nesta sexta-feira, 26. Em um dos trechos do passeio ao longo do rio Sena, dançarinos fizeram uma performance ao som de marteladas, mesclada com imagens do prédio devastado por um incêndio em 2019.

+ Catedral de Notre-Dame já brinda o olhar com fachada recuperada

A Catedral de Notre-Dame, um potente símbolo da França e da própria cristandade, foi erguida em Paris entre os séculos XII e XIV, tempo em que a cidade se revelava um efervescente centro de irradiação da cultura na Europa. Viu-se de tudo nesse que se tornou o palco de variados capítulos da história — um deles a Revolução Francesa, quando se converteu em Templo da Razão e teve seus sinos derretidos para a confecção de armas.

Mais tarde, revestiu-se novamente de glória quando Napoleão I a escolheu para a cerimônia em que se fez imperador, em 1804, episódio famoso por ter, ele mesmo, levado a coroa à cabeça. No século seguinte, o edifício andava em tão mal estado que se cogitou demoli-lo, mas seguiu de pé, com a boa vontade das autoridades despertada por Victor Hugo com seu O Corcunda de Notre-Dame, livro que deu projeção mundial à joia medieval.

Continua após a publicidade

+ As polêmicas em torno da reconstrução da Catedral de Notre-Dame

Em 2019 veio o derradeiro baque: a igreja foi engolfada pelas chamas de um incêndio do qual, ao que tudo parecia, não sobreviveria. Pois mais uma vez resistiu e, agora, passa por uma profunda obra de reconstrução. A ideia inicial era reconstruí-­lo até a temporada olímpica, mas, entre atrasos e polêmicas, a reabertura ficou para dezembro deste ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.