O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 16, dados sobre a os resultados do Enem, principal exame brasileiro para ingresso no ensino superior. Dos 2,7 milhões de alunos que realizaram a prova neste ano, 60 tiraram a nota máxima na redação. O número é mais que três vezes superior ao total de participantes que tiraram nota 1000 nesse etapa do concurso em 2022, quando 18 vestibulandos conseguiram o feito.
A redação é um diferencial importante no exame, tendo peso superior a 1 no cálculo das médias para ingresso em diversos cursos, em sistemas de seleção como o Sisu. De acordo com Rubens Lacerda, Diretor de Avaliação da Educação Básica do INEP, o melhor desempenho dos alunos se deveu ao tema escolhido neste ano. “Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente, isso permitiu que as pessoas tivessem condição de discuti-lo com fluidez”, disse.
Os participantes tiveram que discorrer sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres. Dos 60 vestibulandos que tiraram a nota máxima, quatro foram alunos de escolas públicas. Os estados que tiveram o maior número de notas máximas foram São Paulo e Rio de Janeiro, com sete participantes cada, seguidos por Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com seis cada um.
Como foram os participantes nas outras áreas do conhecimento?
Além da redação, o exame avalia quatro outras áreas de conhecimento, também com notas que variam de 0 a 1000:
- Linguagens, códigos e suas tecnologia
Nota mínima: 287
Nota média: 516,2
Nota máxima: 820,8
- Ciências Humanas e suas tecnologias
Nota mínima: 289,9
Nota média: 522
Nota máxima: 823
- Ciências da Natureza e suas tecnologias
Nota mínima: 314,4
Nota média: 487,4
Nota máxima: 868,4
- Matemática e suas tecnologias
Nota mínima: 319,8
Nota média: 534,9
Nota máxima: 958,6
Como as notas são utilizadas?
As notas no exame, além de avaliaram o ensino médio brasileiro, são utilizadas para o ingresso no ensino superior. O governo utiliza dois sistemas para disponibilização de vagas, sendo o Sisu utilizado para tentar uma cadeira em universidades públicas, e o ProUni, em universidades particulares.
O edital n. 22/2023 do Sisu, foi disponibilizado em dezembro. As inscrições devem ocorrer entre o dia 22 e 25 de janeiro, com resultado no dia 30 e matrículas a partir de 1º de fevereiro. Já o ProUni, cujo edital deve ser publicado nesta quanta-feira, 17, tem inscrições marcadas para ocorrerem entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro; resultado da primeira chamada em 6 de fevereiro e segunda chamada em 27 de fevereiro.