O Yakult viu sua popularidade disparar globalmente após o lançamento do filme Para Todos os Garotos que Já Amei, da Netflix, em 17 de agosto. Telespectadores reconheceram a embalagem do produto japonês, apesar de a comédia romântica não citar a marca. Pelo contrário, as protagonistas chamam a bebida de “smoothie de iogurte coreano”.
Com a repercussão positiva, as ações da empresa, que tinham acumulado queda de 6% neste ano, chegaram a ter uma alta de 2,6%, de acordo com a Bloomberg. O Yakult, famoso em países como Japão, Índia e Brasil, não é muito conhecido nos Estados Unidos.
O sucesso pode ser explicado pelo carisma do personagem, Peter Kavinsky. Ele pede para experimentar uma das bebidas preferidas da amiga Lara Jean e se surpreende com o sabor. Nas redes sociais, milhares de fãs declararam sua paixão por Peter e correram às lojas em busca de Yakult.
Desde o lançamento do filme, as menções ao Yakult aumentaram na internet e estavam relacionadas ao interesse no produto, segundo a plataforma TickerTags, empresa de pesquisa que analisa a relação entre as redes sociais e o desempenho de empresas.
“Devido aos níveis crescentes de conversação, acreditamos que o Yakult está alcançando uma consciência de marca maior, o que provavelmente resultará em um volume de vendas maior”, disse o chefe da plataforma, Mark Bachman, ao site Bloomberg.
Um usuário do Twitter relatou o “sumiço” de Yakults em lojas locais, apesar do preço “alto”.
A cantora Nancy Yuen comparou a popularidade do Yakult em países asiáticos à entrega de leite nos Estados Unidos.
Procurado, o Yakult disse que não sabia que o filme utilizaria um produto semelhante ao seu leite fermentado em uma das cenas. “Foi uma grande surpresa, mas estamos bastante felizes com a repercussão positiva”, disse o presidente da empresa no Brasil, Atsushi Nemoto.