As vendas de veículos elétricos leves no Brasil atingiram um patamar recorde de quase 94 mil unidades em 2023. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Segundo a entidade, os emplacamentos em 2023 somaram 93 927 unidades, um aumento de 91% em relação às vendas de 2022 (49.245). O número representa cerca de 5% do total de vendas no país. Só em dezembro, as vendas de carros elétricos alcançaram 16.279 unidades, crescimento de 191% em comparação com dezembro de 2022 (5.587). No ano, os emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves somaram cerca de 2,1 milhão de unidades, segundo a Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos).
Os dados de 2023 do setor elétrico, segundo a associação, indicam uma transformação no mercado de veículos eletrificados no Brasil, impulsionada pelos veículos plug-in (com recarga externa das baterias). Esses veículos representaram 56% das vendas de veículos elétricos leves em 2023, totalizando 52.359 unidades e superando os híbridos convencionais.
Para o presidente da entidade, Ricardo Bastos, o ótimo resultado de 2023 reflete um conjunto de fatores, entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro, que provocou uma antecipação das vendas no último bimestre. “Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”.
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, atribuiu o recorde de 2023 a diversos fatores, incluindo o aumento anunciado do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro. Essa medida provocou uma antecipação nas vendas durante o último bimestre de 2023.