O Banco Central informou que 7,07 bilhões de reais ainda não foram resgatados do sistema de Valores a Receber. Segundo os dados da instituição, mais de 36 milhões de pessoas físicas tem dinheiro esquecido em bancos, cooperativas, administradoras de consórcio e corretoras, que somam 5,6 bilhões de reais.
Os valores deixado por pessoas jurídicas somam 2,7 milhões de reais — 1,39 bilhão de CNPJs podem resgatar o dinheiro. Segundo o BC, 3,9 bilhões já foram devolvidos, sendo 2,9 bilhões para 13,4 milhões de pessoas físicas.
Para consultar os valores a receber é necessário acessar o site do Banco Central, digitar o CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa. Depois, é preciso informar seus dados pessoais e chave Pix. Também é possível checar a situação de familiares falecidos e solicitar a devolução.
O pagamento é feito em até 12 dias úteis via Pix. O prazo para DOC ou TED é definido pelos bancos. “A instituição bancária pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição, mas não forneça suas senhas a ninguém”, informa o BC.