O regulador antitruste da União Europeia decidiu aplicar multa recorde de 2,42 bilhões de euros contra a Alphabet, controladora do Google, por ter favorecido o próprio sistema de compras online, o Google Shopping, em seu mecanismo de busca. O site pode apelar da decisão.
A decisão deve fazer com que o Google mude a forma como demonstra os resultados de busca na Europa. O precedente pode afetar outros serviços, como as ferramentas de mapas e viagens, que também estão sendo investigadas pela União Europeia.
A decisão da Comissão Europeia também pode apoiar outras empresas de e-commerce que solicitaram indenizações por danos em tribunais nacionais.
A decisão é a primeira de três investigações da comissão nas práticas concorrenciais do Google. A UE continua a investigar o Google sobre o seu sistema operacional móvel Android e seu serviço de publicidade Adsense.
Até então, a maior multa aplicada pelo bloco econômico por “abuso de posição dominante” era de 1,06 bilhão de euros, imposta em 2009 à fabricante de computadores Intel.
(com Estadão Conteúdo)