Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Sob nova gestão, Petrobras faz primeira redução desde dezembro de 2021

Gasolina ficará 4,92% mais barata na refinaria devido a queda do barril de petróleo no mercado internacional; diesel não foi alterado

Por Larissa Quintino, Renan Monteiro Atualizado em 19 jul 2022, 14h48 - Publicado em 19 jul 2022, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 19, um novo reajuste no preço do combustível. Mas, dessa vez, para baixo. Em comunicado, a estatal afirmou que a partir de quarta-feira, 20, o preço da gasolina nas refinarias irá baixar dos atuais 4,06 reais para 3,86 reais, redução de 4,92%. Não há alteração nos preços do diesel.

    É a primeira mexida nos preços desde que Caio Mario Paes de Andrade, o terceiro presidente da estatal no ano, assumiu o comando da petroleira e a primeira redução desde 14 de dezembro, quando a queda foi de 3,13%. De lá para cá, os preços da gasolina foram ajustados duas vezes para cima, o que fomentou a crise que culminou com as saídas de Joaquim Silva e Luna e José Mauro Coelho do comando da petroleira. O ato assinado por Andrade, que assumiu com a missão de apaziguar a alta nos preços que tirava o sono do presidente Jair Bolsonaro, está relacionado a um alívio nos preços do petróleo no mercado internacional, que vêm caindo por causa do risco de recessão global.

    Em nota, a estatal disse que “essa redução acompanha a evolução dos preços internacionais de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina, e é coerente com a prática de preços da Petrobras”. A estatal disse ainda que “busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”. Vale lembrar que desde 2016 a companhia segue a Política de Paridade de Preço Internacional, que leva em consideração o preço do barril tipo brent no mercado internacional e a cotação do dólar. Nessa terça-feira, o barril está cotado a 106,90 dólares, bem abaixo do pico de 140 dólares atingido em meados de abril. O dólar comercial está cotado a 5,40.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.