Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lucro do Santander cresce 20% no segundo trimestre

Aumento no volume de empréstimos para pessoas físicas e pequenas empresas ajudou a puxar o resultado do banco no período

Por da Redação
Atualizado em 23 jul 2019, 18h20 - Publicado em 23 jul 2019, 10h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Santander Brasil abriu a temporada de balanços trimestrais dos bancos e anunciou na manhã desta terça-feira, 23, lucro líquido gerencial de 3,635 bilhões de reais no segundo trimestre deste ano. A cifra é 20,16% maior que a de 3,025 bilhões de reais, registrada no ano passado. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 4,3%. Nos seis primeiros meses deste ano, o resultado do banco foi de 7,120 bilhões de reais, expansão de 21% em doze meses.

    O resultado do Santander no segundo trimestre foi puxado, segundo explicou o banco em seu relatório trimestral, pelo crescimento da margem financeira, reflexo do aumento de empréstimosA carteira de crédito do Santander Brasil foi a 394 bilhões de reais de abril a junho, o que representa um aumento de 1,9% ante o primeiro trimestre. Em um ano, cresceu 7%. 

    “Apesar de uma recuperação gradual na atividade econômica e de estarmos inseridos em um ambiente mais competitivo, o crescimento da nossa carteira de crédito foi superior ao do sistema financeiro, aumentando nossa participação de mercado de forma rentável”, destaca o banco no relatório.

    O maior crescimento em termos de crédito veio da pessoa física e das pequenas e médias empresas, cuja taxa de expansão foi de 3 6% em cada segmento ante o primeiro trimestre. Em contrapartida, empréstimos para grandes empresas recuaram, com diminuição de 1,1%, na mesma base de comparação.

    Continua após a publicidade

    O Santander Brasil encerrou junho com patrimônio líquido de 68,7 bilhões de reais no segundo trimestre, elevação de 9,9% em um ano. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) teve melhora de 0,2 ponto porcentual em junho ante março, atingindo 21,3%. 

    O lucro líquido do Santander no Brasil no primeiro semestre do ano representou 29% do desempenho de todo o grupo no período, de acordo com dados divulgados pela matriz espanhola nesta terça-feira. O porcentual é o mesmo já verificado nos primeiros três meses do ano. Com a manutenção da marca, o Brasil segue como a maior fonte de ganhos para o conglomerado espanhol. Ao longo de todo o ano passado, a fatia de lucro gerada no Brasil para o Santander havia sido de 26%.

    (Com Estadão Conteúdo)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.