Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Procon: Preços de itens da ceia de Natal variam até 133,4% em SP

Pesquisa de preço compreendeu carnes congeladas, panetones, chocotones e outros itens que compõe a mesa nas festas de fim de ano

Por Redação
Atualizado em 17 dez 2018, 20h26 - Publicado em 17 dez 2018, 13h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pesquisar pode ser o segredo para ter uma ceia farta sem gastar muito. O Procon-SP constatou uma diferença de até 133,4% em itens que compõem a cesta de Natal.

    O pernil congelado foi o que apresentou a maior variação. O quilo do produto da Sadia foi encontrado por 22,99 reais em um supermercado na Zona Leste da capital paulista. O mesmo produto em um estabelecimento da Zona Norte custava 9,85 reais.

    A pesquisa, feita em dez supermercados da capital paulista, encontrou grandes variações em uma série de itens da ceia. As azeitonas verdes fatiadas (Raiola, 150g), usadas em várias receitas de Natal, oscilam até 118%, sendo vendidas de 4,98 reais a 10,98 reais.  Lentilhas têm diferença de até 84,8% e pêssegos em calda, de 52,07%.

    O panetone também pode encarecer a ceia se o consumidor não fizer uma boa pesquisa. O doce de gotas de chocolate da Village, com 400g, era vendido por 10,79 reais no centro e 17,58 reais na zona oeste: uma variação de 62,93%.

    Em comparação com o ano passado, os produtos natalinos estão 2,39% mais caros. Foram pesquisados 119 produtos entre os dias 28 e 30 de novembro.

    Continua após a publicidade

    Dicas de compras

    Para economizar na hora das compras, o Procon-SP sugere que o consumidor faça um planejamento do cardápio da ceia que irá servir, listando alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo.

    O Procon-SP diz que as promoções divulgadas pelos estabelecimentos devem ser cumpridas, por isso é aconselhável guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas.

    Outra dica é observar os valores registrados quando passar o produto pelo caixa. É comum que o preço da prateleira não bata com o cobrado. Nesse caso, a loja tem de cobrar o menor preço.

    Também é importante ler as embalagens e rótulos dos produtos, observando características, condições de conservação e informações nutricionais, além da data de validade.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.