O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou queda pelo segundo mês consecutivo em janeiro, de 0,26% em relação a dezembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira. Na comparação com janeiro de 2016, o recuo foi de 2,53%, e no acumulado de doze meses, houve baixa de 4,40%.
Em dezembro, o IBC-Br havia sofrido também uma queda de 0,26% em relação ao mês anterior, após uma expansão de 0,2% vista em novembro.
O índice de atividade do Banco Central incorpora informações sobre o nível de atividade na indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador serve como parâmetro para o BC avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses e é considerado uma prévia do produto interno bruto (PIB),
Já o PIB, que é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa a soma de todas as riquezas produzidas e é o índice oficial de atividade do país.
Na última quinta-feira, o governo reduziu a expectativa de crescimento do PIB em 2017 de 0,8% para 0,5%, segundo o Relatório Trimestral de Inflação. A aposta dos analistas de mercado consultados no Boletim Focus é de expansão de 0,47% para o ano.