Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Preço do diesel cai R$ 0,30 nos postos após greve dos caminhoneiros

O litro do óleo custava 3,788 reais no início da paralisação; na semana passada caiu para 3,482 reais

Por Redação
Atualizado em 11 jun 2018, 15h15 - Publicado em 11 jun 2018, 12h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Combustíveis
    Caminhoneiros paralisaram atividades por onze dias; entre os pedidos estava a redução do preço do diesel (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    O preço do diesel ficou 8,78% mais barato nos postos de combustíveis após a greve dos caminhoneiros, conforme levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O litro do óleo custava 3,482 reais na semana passada, enquanto no início da greve era vendido por 3,788 reais um desconto de 30 centavos. Vale destacar que entre os dias 27 de maio e 2 junho o combustível chegou a custar 3,828 reais.

    O preço do diesel foi um dos fatores desencadeadores da paralisação de onze dias dos caminhoneiros, que levou ao desabastecimento de combustíveis e alimentos.

    Os reflexos da mobilização ainda são contabilizados, mas o mercado já fala em inflação maior neste ano, com previsão de subir de 3,65% para 3,82%, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 11, pelo Banco Central

    A proposta do governo para encerrar a greve dos caminhoneiros foi anunciar a redução do preço do diesel e mudança na periodicidade dos reajustes. Desde o início da greve, o preço do combustível teve queda de 30 centavos nos postos. O valor ainda está abaixo da promessa do governo, que é de reduzir 46 centavos.

    Continua após a publicidade

    A Petrobras usa a cotação internacional para definir o valor dos combustíveis, o que leva a variações diárias nos preços. A tentativa de o governo interferir nessa política precipitou a saída de Pedro Parente da presidência da companhia. Quando assumiu o cargo, há dois anos, Parente afirmou que não haveria interferência do governo na política de preços da estatal. Sob sua gestão, a Petrobras registrou no primeiro trimestre de 2018 o primeiro lucro desde a Lava Jato. No lugar do Parente, assumiu Ivan Monteiro, que também defende preços baseados no mercado externo.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.