A procura por produtos relacionados à papelaria com volta às aulas movimentou o varejo online: os pequenos e médios lojistas virtuais faturaram 1,4 milhão de reais nesse início de ano, apresentando um crescimento de 8% ante o mesmo período de 2023. A quantidade total de itens vendidos alcançou 19,5 mil e os mais procurados foram: planners, agendas, calendários e cadernos. É o que aponta levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
“A maioria das escolas retorna às aulas entre a segunda quinzena de janeiro e começo de fevereiro, portanto os preços competitivos do varejo online e a praticidade de comprar sem sair de casa atrai cada vez mais alunos e familiares”, diz Priscilla Ferraz, gerente de vendas na Nuvemshop.
O ticket médio por compra foi de 230 reais e o meio de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (45%), seguido pelo Pix (42,5%). Dentre as redes sociais, o Instagram foi a alternativa que mais converteu vendas para o e-commerce de papelarias (95%), acompanhado pelo Facebook (2,5%) e Youtube (1,5%).
O ranking dos estados com maior faturamento das papelarias é liderado por São Paulo (514 mil reais), seguido por Santa Catarina (378 mil reais) e Rio de Janeiro (117 mil reais), que finaliza o top 3. Minas Gerais (110,5 mil reais) e Espírito Santo (65 mil reais) completam a sequência.
Para a realização deste levantamento, foram analisadas as vendas das pequenas e médias lojas de papelaria online brasileiras entre 1º e 14 de janeiro de 2023 e 2024.