O governo Lula anunciou nesta quarta-feira, 3, 85,7 bilhões de reais para o Plano Safra 2024/2025, voltado para a agricultura familiar. O valor é 10,3% maior que o do ano passado, quando as linhas de crédito somaram 77,7 bilhões de reais.
À tarde, Lula lança a segunda parte do plano, voltada ao agronegócio e aos grandes produtores. Somados, os planos devem atingir 475,5 bilhões de reais para financiar a agricultura do país.
Segundo o anúncio. 76 bilhões de reais serão oferecidos em linhas de crédito rural no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Algumas delas terão juros reduzidos. Para o arroz, os juros são de 2%, para feijão, mandioca, leite, frutas e verduras, os juros são de 3%. Os itens da biodiversidade (babaçu, jambu e castanha-do-brasil, por exemplo) também terão juros de 2%.
Para agricultores familiares de baixa renda, o governo ampliou o limite de renda familiar anual para elegibilidade ao microcrédito produtivo (Pronaf B), de 40 mil reais para 50 mil reais. O limite de crédito também aumentou, de 10 mil reais para 12 mil reais.
O Pronaf Mulher terá taxa de 3% ao ano para agricultoras com renda anual de até 100 mil reais, ante limite anual de até 25 mil reais e taxas de 4% ao ano na temporada passada.